Destak

Concurso para a Bienal de Veneza

Dgartes já deu início do processo para concurso da representa­ção portuguesa na Bienal de Veneza

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

ADireção-geral das Artes (Dgartes) já iniciou os procedimen­tos relativos à representa­ção portuguesa na Bienal de Arte de Veneza, confirmou fonte daquela entidade à Lusa. A declaração anual da Dgartes previa a abertura, até junho, do concurso relativo à representa­ção oficial portuguesa na Bienal de Veneza 2022, algo que até hoje ainda não aconteceu.

Questionad­a pela agência Lusa sobre este atraso, fonte da Dgartes referiu que aquela entidade “já iniciou os procedimen­tos relativos à representa­ção oficial portuguesa na 59.ª Exposição Internacio­nal de Arte – La Biennale di Venezia 2022”, lembrando que o processo de seleção “inicia-se com a constituiç­ão de um Comissão de Consultore­s que tem como principal missão identifica­r os curadores/artistas a convidar para integrarem o concurso limitado”. Será através desse concurso, com uma dotação de 350 mil euros, “que se selecionar­á o projeto curatorial e respetiva produção”.

Novo espaço

No caso do concurso limitado de Internacio­nalização e Criação, que diz respeito à representa­ção oficial portuguesa na Bienal de Veneza 2022, de acordo com a declaração anual da Dgartes, trata-se de um “apoio plurianual a atribuir em dois anos, com 240 mil euros respeitant­es a 2021 e 110 mil euros respeitant­es a 2022”.

Na resposta enviada à agência Lusa, a mesma fonte destaca que a Dgartes está a “finalizar as negociaçõe­s para o arrendamen­to de um novo espaço em Veneza, que irá reunir melhores condições expositiva­s num horizonte temporal alargado”.

A 59.ª Bienal de Arte de Veneza vai decorrer naquela cidade italiana entre 23 de abril e 27 de novembro de 2022, com curadoria de Cecilia Alemani, e estará subordinad­a ao tema O Leite dos Sonhos.

Por fim, de lembrar ainda que os países participan­tes no certame têm até 11 de janeiro de 2022 para apresentar o projeto à organizaçã­o.

LETRAS

Países participan­tes têm até ao dia 11 de janeiro de 2022 para apresentar o projeto à organizaçã­o

Mais de 25 anos após a sua publicação original, as memórias do ex-presidente dos EUA, Barack Obama, com o título

serão lançadas numa edição para jovens adultos.

 ??  ?? © REUTERS
© REUTERS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal