Destak

Novo IRS devolve 150 M€ às famílias

Criados dois novos escalões de rendimento: sobem agora de sete para nove. Medida abrange 1,5 milhões de agregados. Economia em nível pré-pandemia

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Na proposta de Orçamento do Estado para 2022, entregue na segunda-feira na Assembleia da República, o Governo prevê que a economia volte ao nível de riqueza pré-pandemia, crescendo 4,8% em 2021 e 5,5% no próximo ano. O Executivo de António Costa quer criar dois novos escalões de IRS, desdobrand­o os 3.º e 6.º escalões, com este imposto a passar a ter nove escalões. A medida irá ter impacto sobre as famílias cujo rendimento anual supera os 10732 euros (15 mil euros brutos). Deverá abranger mais de 1,5 milhões de agregados, “devolvendo às famílias um montante total de 150 milhões de euros por ano”, notou o primeiro-ministro.

Está também previsto que seja prolongado por mais dois anos o regime do IRS que permite aos jovens beneficiar­em de um desconto no imposto, alargando-o ainda ao trabalho independen­te e acabando com o limite de rendimento que atualmente existia. A “grande maioria das pensões” vai ter um aumento equivalent­e ao valor da inflação deste ano (0,9%), por via da atualizaçã­o automática e prevê-se também um aumento extraordin­ário de 10 euros, pago a partir de agosto,

SAÚDE para os pensionist­as que recebem até cerca de 658 euros. As prestações de desemprego vão continuar a ser majoradas no próximo ano, para garantir pelo menos um rendimento de 504,63 euros, e o salário mínimo, de 665 euros, vai voltar a aumentar para chegar aos 750 euros em 2023.

No campo da saúde, antevê-se o início da construção dos novos hospitais Lisboa Oriental, Seixal, Sintra e Alentejo até 2023. E dar continuida­de, em 2022, aos “trabalhos necessário­s à concretiza­ção” do investimen­to no Hospital de Setúbal.

Nos transporte­s, destaque para o investimen­to na expansão nas redes de metro “nos próximos anos”, que vai ascender a cerca de 1,45 mil milhões de euros, dos quais 408 milhões já em 2022. Vão manter-se os apoios a veículos de baixas emissões, que abrange automóveis e motas, convencion­ais ou elétricos, e bicicletas.

PETIÇÃO

 ?? ?? Orçamento, assinado por António Costa, contempla aumento das pensões
Orçamento, assinado por António Costa, contempla aumento das pensões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal