Destak

Ter filhos e viver só é fator de pobreza

Dados do INE revelam que há mais de dois milhões de pobres em Portugal. Mais de metade das 257 mil pessoas que recebem RSI são mulheres

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Num momento em que está em discussão pública a versão preliminar da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021 – 2030, a Fundação Francisco Manuel dos Santos, através da Pordata, lembra há dois milhões de pobres em Portugal e que 257 mil pessoas recebiam o Rendimento Social de Inserção em 2020. Destas, mais de metade são mulheres (52%) e mais de dois em cada cinco (41%) têm menos de 25 anos. Mas há melhorias: entre 2010 e 2020 o total de pessoas abrangidas decresceu 51%.

Pensões mínimas

Com base nos dados do INE, a Pordata conclui que ter filhos e viver só é um fator de pobreza. Quase 40% dos agregados compostos por dois adultos com três ou mais crianças estavam em risco de pobreza em 2019, enquanto cerca de um em cada quatro (26%) agregados domésticos de um adulto com uma ou mais crianças é pobre (25,5%). Viver sozinho representa­va, também nesse ano, uma vulnerabil­idade à pobreza de 24%. Os dados revelam que 28% das pessoas com 65 ou mais anos vivem sozinhas.

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

Em 2020, mais de 1,5 milhões de pensionist­as da Segurança Social recebiam uma pensão, de velhice ou invalidez, inferior ao salário mínimo nacional –quase 80% destes pensionist­as vivia com menos de 635 euros. Os beneficiár­ios das pensões mínimas de velhice e invalidez do regime geral da Segurança Social recebem praticamen­te o mesmo hoje do que em 1974, com um aumento de 7€ no valor das pensões, assinala a Pordata.

Em relação à pobreza no trabalho, as pessoas que recebem o salário mínimo auferem hoje mais 138,7€ do que em 1974, descontand­o o efeito da inflação. Em 2020, 9,5% da população empregada em Portugal era considerad­a pobre, ou seja, vivia com rendimento­s inferiores ao limiar de risco de pobreza. Portugal estava assim entre os países da União Europeia com maior risco de pobreza entre trabalhado­res.

MAIS TRÊS ANOS

 ?? ?? Dados revelam que 28% das pessoas com 65 ou mais anos vivem sozinhas
Dados revelam que 28% das pessoas com 65 ou mais anos vivem sozinhas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal