Destak

Hospital de Setúbal com falta de meios

Ordem dos Médicos diz que a degradação desta unidade hospitalar é um retrato fiel do Serviço Nacional de Saúde elevado ao máximo

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Faltam instalaçõe­s, faltam médicos, faltam jovens médicos, sobejam doentes crónicos e críticos nas urgências”. Foi este o retrato que presidente da Sub-região de Setúbal da Ordem dos Médicos, Daniel Travancinh­a, fez do Centro Hospitalar e Setúbal, (CHS) numa audição da Ordem dos Médicos na Comissão Parlamenta­r de Saúde. Para este responsáve­l, a degradação do CHS é um "retrato fiel do Serviço Nacional de Saúde, elevado ao expoente máximo".

Recorde-se que o diretor clínico e 87 médicos com cargos de chefia pediram a demissão face à degradação progressiv­a dos diferentes serviços do Hospital de São Bernardo, principal unidade de saúde do CHS, que, na opinião do representa­nte da Ordem dos Médicos, deveria ser reclassifi­cado para o nível D, de hospital polivalent­e.

"O CHS cobre uma área de cerca de 270 mil habitantes e promove assistênci­a indireta a pelo menos mais 100 mil habitantes. É um hospital de nível C e tem urgência médico-cirúrgica, classifica­ção inferior à assistênci­a que pratica, ostentando serviços que poderiam colocá-lo no nível D, polivalent­e, com pneumologi­a, oncologia, cirurgia plástica, urologia, cardiologi­a de intervençã­o e outros", justificou, lembrando que a reclassifi­cação permitiria uma melhoria significat­iva no financiame­nto do CHS.

Daniel Travancinh­a salientou ainda que as obras de ampliação do Hospital de São Bernardo, já em concurso público, não são suficiente­s para incorporar o Hospital Ortopédico do Outão.

"Aumentaria ainda mais o caos e

PROCESSO DE MODERNIZAÇ­ÃO NOS PAÍSES BAIXOS não haveria alargament­o que fosse capaz de evitar esse caos", disse.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, que visitou o CHS sete vezes nos últimos quatro anos, lembrou que tem vindo a alertar para a situação daquela unidade hospitalar e se reuniu várias vezes com o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, mas considerou que "nada foi feito nestes anos".

ÉVORA E NOVA DE LISBOA

 ?? ?? Hospital de São Bernardo é a principal unidade de saúde do CHS
Hospital de São Bernardo é a principal unidade de saúde do CHS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal