Destak

Portuguesa­s estão mal na saúde

Portugal ocupa o 5.º lugar (está 25.º numa lista com 29) na Europa com pior registo na qualidade de vida das mulheres à medida que vão envelhecen­do

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Em 2020, o número de anos de vida saudável à nascença na UE era de 64,5 anos para as mulheres e 63,5 anos para os homens, revela um estudo do Eurostat. No que se refere ao nosso país, as mulheres portuguesa­s estão entre as europeias que vivem mais anos sem saúde. O estudo revela que Portugal ocupa o 5.º lugar (está 25.º numa lista com 29) com pior registo na qualidade de vida das mulheres à medida que vão envelhecen­do. Só as mulheres da Letónia, Finlândia, Eslováquia e Dinamarca vivem menos tempo sem saúde do que as portuguesa­s. O panorama é melhor para os homens portuguese­s: vivem sem doenças debilitant­es até aos 60,8 anos (abaixo da média europeia (63,5 anos).

A esperança de vida à nascença das mulheres na UE era, em média, 5,7 anos superior à dos homens em 2020 (83,2 anos em comparação com 77,5 anos), segundo o estudo do Eurostat.

Entre os Estados-membros da UE, a Suécia registou o maior número de anos de vida saudável à nascença em 2020 para as mulheres (72,7 anos), seguida por Malta (70,7 anos) e Itália (68,7 anos). Os maiores números para os homens também foram registados nos mesmos três países: Suécia

Panorama é melhor para os homens, mas estão abaixo da média europeia

(72,8), Malta (70,2) e Itália (67,2)

O número de anos de vida saudável à nascença foi superior para as mulheres do que para os homens em 20 Estados-membros da UE. Em sete, a diferença foi superior a 2 anos, com as maiores diferenças registadas na Bulgária (+4,2 anos), Estónia (+4,1 anos) e Polónia (+4,0 anos). No extremo oposto da escala, o número de anos de vida saudável para as mulheres foi inferior ao dos homens em seis Estados-membros da UE. As maiores diferenças foram observadas na Holanda (-2,8 anos), Portugal (-2,1 anos) e Finlândia (-1,8 anos).

 ?? ?? Mulheres portuguesa­s estão entre as europeias que vivem mais anos sem saúde © DR
Mulheres portuguesa­s estão entre as europeias que vivem mais anos sem saúde © DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal