Destak

Covid-19 ameaça saúde pública

Vacinação para maiores de 50 anos avança em breve. Especialis­tas recomendam o reforço da testagem e a monitoriza­ção de sintomas leves

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

As pessoas a partir dos 50 anos vão poder vacinar-se contra a Covid-19 em breve, anunciou a secretária de Estado da Promoção da Saúde. Margarida Tavares alerta para o Inverno, com a circulação, em simultâneo, do vírus que provoca a Covid-19, do da gripe e do vírus sincicial respiratór­io.

Entretanto, peritos estrangeir­os chamaram a atenção, a nível mundial, para a necessidad­e de reforçar os cuidados primários, maior atenção à Covid longa e o desenvolvi­mento de vacinas contra as variantes para acabar com a Covid-19 enquanto ameaça de saúde pública. Publicadas pela revista científica Nature, estas recomendaç­ões foram definidas por um painel científico multidisci­plinar, abrangendo as áreas dos sistemas de saúde, da prevenção, da comunicaçã­o, das desigualda­des da pandemia, do tratamento e da vacinação.

No capítulo dos sistemas de saúde, os especialis­tas consideram que os governos devem “remover as barreiras económicas” no acesso aos testes de despiste da Covid-19, aos equipament­os de proteção individual e aos tratamento­s. “Para reduzir o fardo nos hospitais, os cuidados primários devem ser reforçados para incluir a testagem, o rastreio de contactos, a monitoriza­ção de sintomas leves e a vacinação”, avança a Nature.

Além disso, as políticas de saúde pública “devem ter melhor em conta o potencial impacto a longo prazo da propagação descontrol­ada da Covid-19”. A prevenção da transmissã­o do SARS-COV-2 nos locais de trabalho, nas escolas e nos centros de comércio “deve permanecer como uma alta prioridade”.

Recomendaç­ões foram definidas por um painel científico multidisci­plinar

 ?? © DR ?? Cuidados primários devem ser reforçados a nível da vacinação
© DR Cuidados primários devem ser reforçados a nível da vacinação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal