Destak

Luzes de Natal brilham menos para poupar

A crise energética leva as autarquias, de norte a sul do País, a poupar nas iluminaçõe­s de Natal. Vão estar ligadas menos dias e em horário reduzido

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

De norte a sul do País, o Natal deste ano fica marcado vai ter menos brilho nas ruas. A palavra de ordem é poupar nas iluminaçõe­s: há menos luzes e durante menos dias. O Presidente da República dá o exemplo. Marcelo Rebelo de Sousa deu ordens para cortar nas iluminaçõe­s de Natal no Palácio de Belém e na Cidadela de Cascais, com o objetivo de poupar no consumo de energia, devido ao aumento dos custos e também por motivos climáticos.

Autarquias

Em Lisboa, as luzes vão estar ligadas durante menos dias e menos horas. Nos dias de domingo, segunda, terça, quarta e quinta-feira estarão ligadas entre as 18h00 e as 23h00 e às sextas-feiras e sábado das 18h00 às 24h00. No dia de Natal e noite da passagem de ano, o horário de funcioname­nto das iluminaçõe­s será prolongado por mais uma hora, estando ligadas das 18h00 à 01h00. No Porto, as iluminaçõe­s da quadra festiva também vão funcionar num horário mais reduzido: as ruas estão iluminadas de domingo a quinta-feira entre as 18h00 e as 23h00 e até à meia-noite às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados. Viana do Castelo também tomou medidas para a redução do consumo energético, utilizando luminárias LED e limitando os períodos em que as luzes natalícias estarão ligadas. Nas Caldas da Rainha, a iluminação está ligada menos sete dias e o número de lâmpadas é reduzido dos 4 milhões usados em 2021 para 2,8 milhões este ano. As habituais 385 horas de iluminação descem este ano para as 290 horas. Em Leiria, as luzes estarão ligadas diariament­e durante seis horas e meia, das 17h30 à meia-noite. Nos últimos anos, estavam ligadas durante nove horas por dia. Em Coimbra, a câmara vai reduzir substancia­lmente a iluminação ornamental na cidade e cortar em 41% o número de horas das luzes de Natal devido à crise energética. Já em Porto de Mós, a câmara decidiu não instalar este ano a tradiciona­l iluminação natalícia. Em Faro e Portimão, as luzes vão estar ligadas durante tempo.

Presidente da República corta nas iluminaçõe­s no Palácio de Belém

 ?? © DR ?? Caldas da Rainha reduziu o número e lâmpadas. Em 2021 foram 4 milhões, este ano são 2,8 milhões
© DR Caldas da Rainha reduziu o número e lâmpadas. Em 2021 foram 4 milhões, este ano são 2,8 milhões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal