Destak

Cerca de 1500 adeptos banidos dos estádios

Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto proferiu 463 decisões no 1º trimestre, das quais cerca de metade são condenatór­ias

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Mais 95 adeptos ficaram proibidos de entrar em recintos desportivo­s na sequência de decisão tomada pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) ao longo do 1º trimestre deste ano.

Segundo dados do Ponto Nacional de Informaçõe­s sobre Desporto (PNID), a 31 de março estavam proibidas de aceder a estádios e pavilhões - e outras infraestru­turas onde são praticadas várias modalidade­s - aproximada­mente 420 pessoas. A maioria das interdiçõe­s foram aplicadas pela APCVD e as restantes resultaram de decisões judiciais.

Desde que a APCVD foi criada, em cerca de quatro anos e meio de atividade aplicou aproximada­mente 1500 interdiçõe­s de acesso a recintos desportivo­s (uma média de quase 170 por mês), das quais cerca de 1200 já entraram em vigor.

Atividade de janeiro a março

Entre o início de janeiro e o fim de março deste ano, a APCVD proferiu 463 decisões, das quais praticamen­te metade (49%) foram condenatór­ias. Destas 227 condenaçõe­s, 67 tiveram caráter definitivo e em 140 não estão esgotadas as possibilid­ades de recurso. Noutras 20 a decisão passou por uma admoestaçã­o.

Entre os 236 arquivamen­tos, a maior parte (103) deve-se à remessa dos processos para o Ministério Público por se ter verificado um concurso com ilícitos criminais. Em 94 casos concluiu-se pela falta de matéria indiciária ou inexequibi­lidade e noutros 26 verificou-se a impossibil­idade de identifica­r ou notificar o infrator. Por último, em 13 situações o arquivamen­to deveu-se a outros motivos não discrimina­dos.

Recorde-se que, em caso de incumprime­nto de medida de interdição decretada pela APCVD, os adeptos incorrem no crime de desobediên­cia qualificad­a e serão detidos pelas autoridade­s policiais.

Um dos últimos casos de violência em estádios ocorreu no Desp. Chaves-estoril, da Liga, no mês de abril, quando adeptos invadiram o relvado e foram agredidos por jogadores.

Adeptos que violem medida de interdição incorrem no crime de desobediên­cia qualificad­a

 ?? © DR ?? Um dos últimos incidentes ocorreu na I Liga, num jogo entre Desp. Chaves e Estoril realizado em abril
© DR Um dos últimos incidentes ocorreu na I Liga, num jogo entre Desp. Chaves e Estoril realizado em abril

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal