Diário de Notícias

“Os motoristas são sempre o elo mais fraco”

- P. C.

ALERTA As críticas da Federação dos Sindicatos de Transporte­s e Comunicaçõ­es são contundent­es: “Não existe segurança rodoviária e estamos perante condições explosivas nas estradas portuguesa­s.” Esta é a posição assumida por Vítor Pereira, dirigente da Federação dos Sindicatos de Transporte­s e Comunicaçõ­es ( Fectrans), que lamenta a ausência de respostas por parte da tutela para resolver as questões mais prementes deste setor. “Os motoristas são sempre o elo mais fraco”, desabafa ao DN.

Depois do pedido de uma reunião urgente ao secretário de Estado dos Transporte­s no início deste ano, a Fectrans ( afeta à CGTP- IN) volta a insistir com o Governo, desta vez, com o ministro da Administra­ção Interna, para colocar questões sobre a atual política de segurança rodoviária. A situação precária dos motoristas, a falta de descanso de “quem leva vidas nas mãos” nos caso dos pesados de passageiro­s e as “autênticas bombas” no caso do transporte de matérias perigosas são algumas das preocupaçõ­es dos sindicalis­tas a relatar ao ministro Miguel Ma- cedo.

“É preciso prevenção e fiscalizaç­ão e fazer cumprir as leis. Os motoristas também são vítimas da concorrênc­ia feroz entre empresas” e “apesar deste azar todo, temos tido alguma sorte”. Alerta ainda o sindicalis­ta: “Ou o Governo toma medidas ou isto começa a descambar, porque alterar o Código da Estrada não chega.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal