Diário de Notícias

Adelaide Ferreira ouvida por juiz

A filha da cantora, de 15 anos, está a responder por aborto, considerad­o crime

- ALF RE DO TE I XE I RA

A cantora Adelaide Ferreira e a filha, de 15 anos, começaram ontem a ser ouvidas no Brasil por um juiz pelo ato infraciona­l do aborto. Ajovem continua internada na Casa de Retaguarda Paulo Prado, em Cuiabá, no Estado de Mato Grosso, à espera de que o Ministério Público ( MP) decida pela entrega da menor à mãe, tendo o pedido sido formalizad­o pelo advogado da cantora na última sexta- feira. Ainda esta semana, a cantora ficará a saber se vai responder ou não por, alegadamen­te, ter encoberto a gravidez da filha.

Isaque Rocha, o advogado brasileiro que defende Adelaide Ferreira e a filha, está “esperançad­o em que ambas sejam ilibadas”, podendo a decisão ser conhecida ainda esta semana. “O mais provável é que a filha da cantora seja entregue dentro de dias à guarda da mãe porque ela só foi para a Casa da Retaguarda porque na altura não tinha no Brasil nenhum representa­nte legal. Com a vinda de Adelaide essa questão fica encerrada”, afirmou Isaque Rocha ao DN. A cantora e atriz portuguesa começou a ser ouvida pelo j uiz António Veloso Peleja Júnior ao fi- nal da tarde de ontem e, à hora de fecho desta edição, não eram ainda conhecidos pormenores. Também a menor, de 15 anos, foi presente a tribunal. A mãe incorre no crime de encobrir a gravidez da filha ( tal como o namorado, de 21 anos, e a mãe daquele). O fato de a jovem ser menor faz que não seja responsabi­lizada criminalme­nte. O ato infraciona­l de aborto é punido pela legislação brasileira com pena de prisão, mas neste caso a pena será deduzida em trabalho a favor da comunidade. A cantora continua em silêncio, sem comentar o caso, pelo menos até que a guarda da filha lhe seja entregue.

O caso foi desencadea­do no dia 4 deste mês quando a rapariga deu entrada num hospital de Cuiabá com uma hemorragia. Tinha conhecido Jean Carlo de Lima Arruda, de 21 anos, em Portugal e com ele viveu durante alguns meses na casa da mãe em Cascais. Em setembro foi ao Brasil para conhecer a família do namorado. Estaria grávida de três meses quando comprou, via Internet, à organizaçã­o holandesa Woman on Waves, os medicament­os com que provocou o aborto. Adelaide Ferreira já afirmou que não tinha conhecimen­to da gravidez da filha. ARGANI L Um homem de 32 anos detido por suspeita de violação de uma cunhada menor encontra- se em prisão preventiva. O suspeito, solteiro, desemprega­do, está acusado de um crime continuado de violação à menor de 14 anos, que morava na casa ao lado da sua. ALIJÓ Uma casa na aldeia de Jorjais de Perafita, concelho de Alijó, foi ontem completame­nte destruída por um incêndio que deflagrou cerca das 10.00, segundo disse fonte dos bombeiros de Sanfins do Douro. Verificou- se ainda o rebentamen­to de duas botijas de gás. O proprietár­io não se encontrava em casa no momento. RÉGUA A PJ deteve um desemprega­do de 21 anos, em Matosinhos, sobre quem recai a suspeita do homicídio de um homem, de 41 anos. Os factos ocorreram ao início da tarde do dia 19 de dezembro, no bairro das Alagoas, na cidade de Peso da Régua, no âmbito de um negócio de droga.

 ??  ?? A cantora e atriz está no Brasil desde quarta- feira
A cantora e atriz está no Brasil desde quarta- feira
 ??  ?? Bombeiros combateram
Bombeiros combateram

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal