Diário de Notícias

Allan Sharif livre mas com apresentaç­ões diárias à polícia

MANGUALDE Luso- canadiano, condenado em dois processos a penas de dez e 17 anos de cadeia, beneficia de recurso ainda por decidir

-

O luso- americano Allan Sharif, que nos últimos anos foi condenado duas vezes pelo Tribunal de Mangualde, ficou em liberdade por ter sido ultrapassa­do o limite do prazo de prisão preventiva, confirmou ontem à agência Lusa fonte judicial, facto que o DN tinha noticiado ontem.

Em novembro, Allan Guedes Shariffoi condenado a dez anos de prisão pelo rapto de um empresário canadiano, extorsão, branqueame­nto e falsificaç­ão de documentos.

O tribunal considerou provado que Allan Sharif“elaborou um plano criminoso” para atrair o empresário Timothy von Kaay a Portugal e para obrigá- lo a fazer transferên­cias bancárias de vários milhões de euros, tendo para isso reunido outros arguidos, “aliciados pelos elevados proventos”.

Já em agosto de 2010, Allan Sharif tinha sido condenado pelo mesmo tribunal a uma pena de prisão de 17 anos pelos crimes de burla qualificad­a, extorsão e branqueame­nto de capital, que lesaram instituiçõ­es financeira­s de vários países, nomeadamen­te dos Estados Unidos.

A fonte judicial explicou à Lusa que Allan Sharif foi libertado na sexta- feira no âmbito deste processo mais antigo, “que está em recurso no Tribunal Constituci­onal”.

Allan Sharif“foi libertado mediante algumas condições, uma das quais a apresentaç­ão diária às autoridade­s”, acrescento­u.

Segundo a mesma fonte, no que respeita ao processo mais recente, da condenação pelo rapto do empresário canadiano, também foi apresentad­o recurso, para o Tribunal da Relação.

Não foi possível, em tempo útil, contactar o advogado de Allan Sharif.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal