Diário de Notícias

Rainha Beatriz abdica do trono a 30 de abril

SUCESSÃO Os seus 75 anos de vida foram um dos motivos apontados pela monarca. Guilherme- Alexandre será o primeiro rei desde 1890

- AFP

A Rainha Beatriz da Holanda, que comemora o seu 75. º aniversári­o na quinta- feira, anunciou ontem que abdicará do trono a 30 de abril, após 33 anos de reinado, para o filho mais velho, o príncipe Guilherme- Alexandre. O anúncio foi feito pela monarca através de uma mensagem à nação, transmitid­a na rádio e televisão.

Beatriz, que subiu ao trono a 30 de abril de 1980, explicou que 2013 é o ano do seu 75. ª aniversári­o e do 200. º aniversári­o do reino da Holanda e que essa é a “razão” pela qual decidiu “abandonar funções este ano”.

“É com a maior das confianças que passarei o trono ao meu filho Guilherme- Alexandre, príncipe de Orange, a 30 de abril”, Dia da Rainha, declarou ontem a monarca na sua comunicaçã­o ao país.

“Retiro- me porque a minha função já me é muito pesada, convencida de que a responsabi­lidade do nosso país se encontra nas mãos de uma nova geração”, acrescento­u a Rainha Beatriz, precisando que o facto de 2013 ser o ano do seu 75. ª aniversári­o e do 200. º aniversári­o do reino foi “uma indicação” que a levou a “abandonar as suas funções este ano”.

O seu filho mais velho, o príncipe Guilherme- Ale

xandre, de 45 anos, tornar- se- á no primeiro rei depois de Guilherme III, que governou até à sua morte em 1890.

“Ela fez sempre o seu melhor pela sociedade holandesa, visível e extremamen­te enérgica”, declarou ontem o primeiro- ministro, Mark Rutte, num discurso também divulgado pela televisão.

“A Rainha tornou- se um ícone holandês”, acrescento­u o governante, que também prestou homenagem ao príncipe Guilherme- Alexandre: “Ele e a princesa Maxima [ a sua mulher] estão totalmente preparados para esta tarefa, eles servirão o nosso país com devoção”.

Desde a sua subida ao trono, a 30 de abril de 1980, Beatriz, mãe de três filhos, quis envolver- se ativamente na vida do seu país, o oposto do estilo da sua mãe, a rainha Juliana.

O que ajudou Beatriz a gozar de uma grande popularida­de junto dos holandeses.

O príncipe Guilherme- Alexandre foi considerad­o na sua juventude como pouco apto para ocupar o trono, mas tem adquirido com o tempo legitimida­de junto dos holandeses.

O seu casamento por amor em 2002 com Maxima Zorreguiet­a, filha de um secretário de Estado que exerceu funções durante a ditadura argentina, ajudou- o a tornar- se popular. O casal tem três filhos: Catarina- Amalia ( 9 anos), Alexia ( 7) e Ariane ( 5).

Piloto de aviões, licenciado em História, membro do Comité Olímpico Internacio­nal, o príncipe de Orange é considerad­o como estando mais próximo das pessoas e mais progressis­ta que a sua mãe – Guilherme- Alexandre colocou a Casa Real sob o signo da modernidad­e ao relatar as suas visitas oficiais ao estrangeir­o num blogue.

 ?? REUTERS/ EDGAR SU ??
REUTERS/ EDGAR SU
 ?? REUTERS ??
REUTERS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal