Diário de Notícias

O galo ofereceu o poleiro ao dragão e nem piou

Liga. Foram cinco golos, mas podiam ter sido muitos mais. O FC Porto despachou um débil Gil Vicente e alcançou a liderança do campeonato, tendo agora mais três golos do que o rival Benfica

- CARLOS NOGUEIRA Jornalista

Foi fácil, muito fácil a vitória do FC Porto por 5- 0 frente ao Gil Vicente, que colocou a equipa de Vítor Pereira como líder da Liga, com mais três golos, na diferença entre marcados e sofridos, que o rival Benfica.

E não se pense que os dragões fizeram uma exibição de encher o olho, longe disso. A verdade é que a forma segura e empenhada como jogou e, por outro lado, um Gil Vicente muito macio, facilitara­m a tarefa dos azuis e brancos que aos 12 minutos já venciam por 20, graças a Danilo e a um autogolo do desastrado Vítor Vinha. Aliás, o jogo de ontem terá sido, por certo, o mais fácil e o mais tranquilo que o FC Porto teve esta época no campeonato, no Estádio do Dragão.

Os gilistas, que estrearam o regressado Hugo Vieira, foram uma equipa que raramente pressionou os jogadores adversário­s e teve um nível quase zero de agressivid­ade. Agradecera­m os dragões, pois claro, que na segunda parte mantiveram a toada e viram o belga Defour colocar a equipa na liderança do campeonato graças ao golo que marcou.

Com o triunfo garantido, estava alcançado mais um objetivo para esta partida: a liderança. Os seguintes seriam gerir o esforço de alguns jogadores, isolar ainda mais Jackson Martínez na lista de melhores marcadores e alcançar a maior goleada da Liga... e para isso era preciso chegar ao 6- 0. Contas feitas, apenas a última meta não foi alcançada.

Os dragões bem tentaram so- mar mais golos, sobretudo depois da expulsão do experiente Cláudio – viu dois amarelos de forma escusada –, mas valeu aos gilistas o guarda- redes Adriano Facchini, que evitou maior humilhação.

As contas foram fechadas pelo inevitável Jackson Martínez, que soma agora 15 golos, mais dois que o benfiquist­a Cardozo e o sadino Meyong, que no entanto já está fora destas contas, pois emigrou para o futebol angolano.

O FC Porto ganhou assim embalagem para o difícil duelo em Guimarães, na próxima jornada, e respondeu da melhor forma à vitória do Benfica em Braga. Temos campeonato!

 ?? FÁBIO POÇO / GLOBAL IMAGENS ?? Os dragões marcaram cinco golos para desespero dos jogadores do Gil Vicente
FÁBIO POÇO / GLOBAL IMAGENS Os dragões marcaram cinco golos para desespero dos jogadores do Gil Vicente
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal