Diário de Notícias

“Jorge Jesus é uma referência para mim”

Revelação. Paulo Fonseca, treinador do P. Ferreira, antevê reencontro com o ‘ mestre’ e explica porque está nos quartos da Taça desde 2010

- MANUEL F ONSECA

Paulo Fonseca, treinador do Paços de Ferreira, enfrenta amanhã a sua primeira meia- final da Taça de Portugal, tendo o Benfica pela frente na primeira mão, em partida a disputar no Estádio da Mata Real.

Apesar de ter apenas 39 anos e de esta época fazer a estreia no escalão principal do futebol português, Paulo Fonseca conseguiu marcar presença nos quartos de final da competição nas últimas três temporadas, ao serviço do Desp. Aves ( Liga de Honra) e Pinhalnove­nse ( II Divisão). É de resto o único treinador que atingiu sempre essa fase da prova nas últimas quatro épocas.

Paulo Fonseca garante não ter qualquer segredo para a excelente performanc­e das suas equipas na Taça de Portugal. “Houve um bocadinho de mérito, mas também sorte nos sorteios. Por outro lado, as formações de escalões secundário­s sabem que é na Taça de Portugal que podem fazer- se notar, é muito fácil motivar os jogadores”, refere, ao DN.

Nos quartos de final da temporada 2010/ 11, o seu Pinhalnove­nse fez sofrer o FC Porto. “Eles ganharam por 2- 0, com os golos a serem marcados nos últimos dez minutos. E acabámos o jogo com 48% de posse de bola, o que não é nada fácil para uma para equipa da II Divisão no Dragão…”, sublinha.

A orientar o rival do Paços de Ferreira no encontro de amanhã, estará uma pessoa muito especial para Paulo Fonseca. “O Jorge Jesus é uma referência para mim. Fui treinado por ele no Estrela da Amadora, onde depois iniciei a minha carreira de técnico [ nos juniores] e aprendi imenso a nível tático com ele. Admiro imenso o seu trabalho!”, confessa, acrescenta­ndo que ambos mantêm “uma excelente relação”.

No entanto, não nega que sente ter hipótese de “passar a perna” ao mestre. “Tenho noção de que não vai ser fácil, mas no campo serei rival do Jorge Jesus e o Paços de Ferreira alimenta a esperança de passar esta eliminatór­ia. Sei que se conseguirm­os, ele vai ficar muito chateado comigo! ( risos). No entanto, tenho noção de que as dificuldad­es vão ser ainda maiores porque ele quer ganhar a Taça pela primeira vez, para dedicar a vitória ao avô. No entanto, tam- bém eu sonho em ganhar essa prova, pois nunca o consegui como jogador”, diz. Quando tinha 13 anos, Jorge Jesus viu morrer o avô ao seu lado, numa final da Taça entre o Vitória de Setúbal e a Académica.

Não tem sido apenas naTaça de Portugal que o Paços de Ferreira tem brilhado. No campeonato, ocupa um fantástico quarto lugar, a apenas um ponto do terceiro, o Sp. Braga. “Mentiria se dissesse que não estou surpreendi­do com a nossa campanha. O objetivo era estar entre os primeiros dez classifica­dos. Nem eu nem ninguém sonhava que seria possível estarmos nesta posição”, reconhece Paulo Fonseca.

 ?? FÁBIO POÇO- GLOBAL IMAGENS ?? O estilo de um treinador bem- sucedido na Taça de Portugal
FÁBIO POÇO- GLOBAL IMAGENS O estilo de um treinador bem- sucedido na Taça de Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal