Diário de Notícias

‘ Fruitvale’ ganha em Sundance

EUA Filme de Ryan Coogler é uma primeira obra. Baseia- se num caso real e teve o Grande Prémio do Júri e o Prémio do Público

-

O filme Fruitvale, que assinala a estreia na realização de longas- metragens de Ryan Coogler, foi o vencedor do 29. º Festival de Cinema de Sundance, que terminou no domingo, em Park City ( Utah). Fruitvale, escrito e filmado por Coogler, recebeu o Grande Prémio do Júri e o Prémio do Público.

A fita conta as últimas horas de vida de um jovem negro chamado OscarGrant, que foi abatido pela polícia de São Francisco no início do dia 1 de j aneiro de 2009, no bairro do título.

As imagens do homicídio de Grant recolhidas com telemóveis espalharam- se rapidament­e nas redes sociais, indignando muitas pessoas e levando a violentos protestos na cidade de Oakland.

Na categoria de Melhor Realizador de Drama, a vencedora foi Jill Soloway, com Afternoon Delight, uma comédia dramática sobre uma dona de casa que tenta converter uma stripper em ama dos seus filhos. O Grande Prémio de Documentár­io Americano foi para Blood Brother, de Steve Hoover, sobre o trabalho de um turista americano numa comunidade da Índia onde a sida tem grande incidência nas crianças.

Jiseul, do sul- coreano Muel O, ganhou o Grande Prémio do Júri para um Drama Estrangeir­o, enquanto na categoria de Documentár­io Estrangeir­o o vencedor foi A River Changes Course, do cambojano Kalyanee Mam.

O Prémio Especial do Júri para Documentár­io Estrangeir­o foi para o documentár­io anglo- russo Pussy Riot: a Punk Prayer, sobre o grupo punk Pussy Riot, dois elementos do qual foram condenados a dois anos de prisão numa colónia penal por “subversão da ordem social”.

O Prémio Especial do Júri para um Drama Estrangeir­o foi atribuído a Circles, do cineasta sérvio Srdan Golubovic.

O Festival de Sundance, criado pelo ator e realizador Robert Redford para a promoção do cinema independen­te norte- americano e internacio­nal, exibiu este ano 119 filmes de 32 países. Daqueles, 51 são primeiras obras. Mais de cem dos filmes selecionad­os para a edição deste ano foram vistos em antestreia mundial.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal