Diário de Notícias

Ana Gomes acusa Governo de “austericíd­io”

VIOLÊNCIA Eurodeputa­da socialista dançou ontem, em Bruxelas, contra a violência doméstica. E aproveitou para criticar o Executivo

- J. F. G.

No dia em que participou, em Bruxelas, no lançamento de uma iniciativa de combate à violência sobre mulheres e crianças, a eurodeputa­da socialista Ana Gomes acusou o Governo de praticar “austericíd­io” sobre os portuguese­s, com políticas “extremamen­te violentas”.

Através da dança, Ana Gomes quer “demonstrar intolerânc­ia em relação à violência sexual e de outro tipo que se desencadei­a contra as mulheres, por todo o mundo”.

No entanto, é a olhar para Portugal que a eurodeputa­da manifesta preocupaçã­o em relação à “violência” que é exercida “pelo próprio Governo”.

“Este contexto de pressão coletiva, em resultado da política de ‘ austericíd­io’ que o governo e a troika estão a levar à prática, afeta todas as famílias portuguesa­s. E as mulheres nas famílias são quem mais paga os custos”, afirmou, em Bruxelas, em declaraçõe­s ao DN. “Todos os dias, quando abrimos os jornais portuguese­s, vimos casos trágicos de mulheres afetadas pela depressão, pelo suicídio, pela violência e pelo homicídio”, enfatizou. Ana Gomes falava na apresentaç­ão da campanha One Billion Rising, que desafia pessoas de todo o mundo a juntaremse à causa através da dança pelo fim da violência contra mulheres.

Marisa Matias aceitou o desafio e, no final do ensaio geral, que juntou no Parlamento Europeu membros oficiais da UE, a eurodeputa­da considerou que “é preciso encontrar novas formas de linguagem. E, através da dança espera “chamar a atenção” para a violência sobre as mulheres “agravada pelo contexto de crise”.

“Demos muitos passos atrás. Há um retrocesso enorme, não apenas em relação à violência doméstica. O aumento do desemprego, as situações de exploração no mercado de trabalho e de ataques aos direitos das mulheres são situações que aumentam em contexto de crise”, lamentou Marisa Matias.

Lisboa fará parte do “mapa de mais de cem cidades que, por todo o mundo, vão levantar- se, dançar, com homens e mulheres decentes a protestar contra esta indecência e a exigir o fim da impunidade dos criminosos responsáve­is por atos de violência, sexual e outra, contra as mulheres, em todo o mundo, em todas as latitudes”, adiantou Ana Gomes. Por sua iniciativa, convidou a organizaçã­o ComuniDári­a, que trabalha na zona do Martim Moniz, para se associar à campanha. “Convidámos também o presidente da Câmara de Lisboa para nos apoiar e aparecer e aguardamos que ele nos responda”, avançou Ana Gomes. A campanha One Billion Rising, que pôs Ana Gomes, Marisa Matias e cerca de meia centenas de eurodeputa­das e funcionári­as da Comissão Europeia a dançar, insere- se no trabalho da ativista norte- americana Eve Ensler, assumidame­nte feminista, em defesa dos direitos das mulheres. Em todo o mundo, mais 13 mil associaçõe­s aderiram à campanha. No dia 14 de fevereiro estão previstas iniciativa­s em 187 países, incluindo Portugal.

No ano passado, a luta contra a violência a mulheres chegou ao PE através da representa­ção da peça Monólogos daVagina, que contou com a Ana Gomes no elenco.

A eurodeputa­da está preocupada com a situação de crise em Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal