Diário de Notícias

Gaia nas mãos de Passos

POLÉMICA Luís Filipe Menezes remeteu para a direção do PSD a escolha do candidato do partido à câmara que ainda preside

-

O líder do PSD/ Gaia, Luís Filipe Menezes ( na foto), remeteu ontem para o presidente do partido e “respetivos órgãos nacionais” a escolha do candidato às autárquica­s após a polémica da votação do nome de José Guilherme Aguiar na segunda- feira.

O autarca optou por entregar ao presidente do PSD a decisão, que “deve passar pela escolha de uma personalid­ade terceira, com notoriedad­e e prestígio, para assumir essa exigente tarefa”. “O presidente da comissão política considera que não é desejável perpetuar localmente esta divisão, pelo que coloca desde já o processo nas mãos do presidente do PSD e respetivos órgãos nacionais”, refere Luís Filipe Menezes, em comunicado ontem divulgado. A polémica em torno da escolha do candidato do PSD de Gaia, José Guilherme Aguiar, surgiu na segunda- feira à noite, quando o seu nome foi alvo de um empate em votação na concelhia. O presidente do PSD/ Gaia, Luís Filipe Menezes, alegou direito a voto de qualidade para desempatar a votação secreta. Perante a polémica gerada decidiu então que iria “provocar novas eleições”, que chegaram a estar agendadas para a tarde de hoje, acabando por ser adiadas sine die.

No documento, recorda que “nos últimos anos” a maioria indicou a candidatur­a “largamente consensual” do secretário de Estado da Solidaried­ade, Marco António Costa, que acabou por optar ficar no executivo. “A opção do dr. Marco António de não se candidatar, legítima e de acordo com a sua interpreta­ção do interesse do projeto nacional, provocou, contudo, uma divisão imediata entre militantes e, principalm­ente, entre dirigentes locais, que redundou no aparecimen­to de dois militantes candidatos [ Firmino Pereira e José Guilherme Aguiar], o que provocou uma divisão da atual maioria praticamen­te a meio”, refere o comunicado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal