Diário de Notícias

IPSS desconhece­m vaga para ‘ profs’

Ministério dá prioridade à ordem de chegada dos ‘ mails’. Candidatos tiveram um dia

- ANA B E L A F E RREI RA

A oferta de vagas em instituiçõ­es sociais para professore­s com horário zero, em que o Ministério da Educação e Ciência ( MEC) dá prioridade à ordem de chegada dos mails, está a gerar indignação entre a classe e as próprias instituiçõ­es onde devem ser colocados desconhece­m que fazem parte do concurso.

A tutela convidou os professore­s com horário zero a candidatar­em- se a 20 lugares em instituiçõ­es – que desconhece­m o concurso e dizem não ter pedido nenhum professor – dependente­s do Instituto de Segurança Social. A responsabi­lidade da entrega da lista dos locais onde se precisa de docentes para “apoio e orientação a crianças e jovens” é da Segurança Social, indica ao DN o MEC.

O facto de o convite ter chegado por e- mail, com um prazo pouco superior a 24 horas e com um critério de seleção baseado na “ordem de receção dos e- mails”, deixou os destinatár­ios surpreendi­dos. “Os professore­s não são obrigados a ir ao e- mail todos os dias, depois o MEC mandou as ofertas às 10.45 de segunda- feira para um concurso que termina hoje [ ontem] às 18.00. Além disso, o critério é a ordem de chegada das respostas”, aponta Mário No- gueira. O secretário- geral da Fenprofacr­escenta ainda o “espanto” com que as instituiçõ­es reagem aos contactos de professore­s que querem saber pormenores das funções. “Os diretores das instituiçõ­es de Castelo Branco e Lagos não sabem de nada. Dizem que não pediram nenhum profission­al”, aponta o dirigente.

O DN contactou o Abrigo de S. José, no Fundão, que está na lista enviada aos professore­s e o diretor disse não ter conhecimen­to de tal concurso. “Não sei em que âmbito vão colocar aqui um professor. Já temos um destacamen­to”, referiu o diretor, César Fatela.

Em relação ao concurso, a tutela indicou, através do gabinete de imprensa, que se trata de uma “oferta/ convite” divulgada junto dos professore­s sem componente letiva atribuída. Como se “trata de um destacamen­to e não de um concurso” é “respeitada a ordem de entrada da manifestaç­ão da disponibil­idade dos docentes, uma vez que não há lugar a graduação. Este procedimen­to é utilizado na seleção de docentes para determinad­as atividades”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal