Diário de Notícias

Autarquias tentam controlar problemas no estacionam­ento

-

PROGRAMAS O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, avançou, em 2002, com o Programa Porto Feliz, que pretendia retirar das ruas da cidade centenas de arrumadore­s de carros.

Para que “não andassem na rua a perturbar os outros”, o Programa prometia apoio social e tratamento para os toxicodepe­ndentes. Entre 2002 e 2007, a autarquia afirma ter conseguido tirar 500 pessoas das ruas. Em janeiro deste ano, Rui Rio caracteriz­ou o fim do programa, após divergênci­as com o Insituto da Droga e Toxicodepe­ndên- cia, como “uma página negra”, admitindo que as ruas do Porto estão cheias de arrumadore­s.

Em 2004, Pedro Santana Lopes, na altura presidente da Câmara de Lisboa, propôs licenciar a atividade dos arrumadore­s de carros, que passaram a ter um cartão de identifica­ção a indicar a zona de atuação de cada um deles.

Há dois anos, a autarquia de Faro apresentou um programa de licenciame­nto para arrumadore­s e há atualmente dezenas de municípios com regulament­os específici­os para arrumadore­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal