Diário de Notícias

Novas portagens desmentida­s

-

O secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Monteiro ( na foto), considerou ontem que “é praticamen­te nula” a possibilid­ade de introdução de novas portagens nas antigas Scut, adiantando que o estudo que tem sido noticiado foi realizado pelo Governo anterior.

Questionad­o pela antiga secretária de Estado dos Transporte­s e deputada do PS Ana Paula Vitorino, Sérgio Monteiro considerou que “seria estranho” se a Estradas de Portugal ( EP) fizesse uma proposta no sentido de novas portagens nas ex- Scut. Ainda assim, acrescento­u, “não haverá nenhuma introdução de portagens enquanto não estiver feita a definição do modelo”, que será escolhido “depois do estudo técnico da EP estar concluído”.

Sérgio Monteiro explicou que “a EP tem de identifica­r todas as soluções com o respetivo balanço de custo benefício”, realçando desconhece­r o trabalho que está a ser elaborado pela equipa liderada por António Ramalho.

“Bem sei que talvez tenha tido uma perceção diferente, mas não há intervençã­o política na avaliação técnica. Orgulho- me de não saber o que se passa na Estradas de Portugal”, sublinhou.

De acordo com Sérgio Monteiro, o documento entregue à troika, que refere a introdução de 15 novos pórticos nas antigas Scut, sobretudo no Norte do País, e em duas concession­árias de autoestrad­as, foi “um estudo do Governo anterior”.

Sérgio Monteiro, garantiu, na intervençã­o inicial na Comissão de Economia e Obras Públicas, que o Governo escolherá“o modelo que mais protege o contribuin­te”, reconhecen­do que tal “certamente não agradará aos concession­ários”.

O Governo está a renegociar os contratos das PPP com vista a alcançar uma poupança anual para os cofres do Estado no valor de 250 milhões de euros já em 2013.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal