Diário de Notícias

De ‘ príncipe Pils’ a primeiro rei da Holanda em 123 anos

Quando jovem, era famosa a paixão de Guilherme Alexandre pela cerveja. Em abril sucede à mãe, terceira mulher seguida no trono

- HELENA TE C E DEI RO

“É um tipo porreiro, espero que seja tão magnífico como a sua mãe”, resumiu Leo Van Horst, um holandês de 65 anos ao qual a AFP perguntou a opinião sobre o seu futuro monarca enquanto ele fazia joggingà volta do palácio real em Haia. Depois de a Rainha Beatriz ter anunciado na segunda- feira que vai abdicar, em abril o príncipe Guilherme Alexandre tornar- - se- á no primeiro homem a subir ao trono da Holanda desde a morte de Guilherme III em 1890.

Um dia depois de a Rainha Beatriz ter anunciado que vai renunciar ao trono, os holandeses quiseram prestar homenagem à monarca que reinou durante 33 anos. “É o fim de uma era. Foi uma boa Rainha”, resumiu Paul Hofstra, de 62 anos, em pleno centro da Haia.

Na segunda- feira, 7,4 milhões dos 16,5 milhões de holandeses estiveram em frente à televisão para ver a Rainha Beatriz abdicar a favor do filho mais velho.

A festa está marcada para 30 de abril, dia da Festa da Rainha, data que os holandeses celebram com grande pompa. Mas desiluda- se quem estiver à espera de uma coroação. A cerimónia será muito simples. Segundo o site Dutch News, nesse dia a Rainha Beatriz assina o ato de abdicação e Guilherme Alexandre torna- se automatica­mente rei. Claro que o novo monarca terá de “tomar posse”, mas tal acontecerá no Parlamento e não numa cerimónia religiosa.

Diante dos membros das duas câmaras, Guilherme Alexandre vai receber a coroa, o cetro e o globo, bem como a espada que simboliza o poder da casa de Orange.

Aos 45 anos, o primeiro desafio de Guilherme Alexandre parece mesmo ser o de convencer os seus súbditos de que merece ser rei. E a verdade é que o filho mais velho da Rainha Beatriz passou os últimos 15 anos a tentar fazer esquecer a

No seu esforço para reabilitar a sua imagem e aproximar- se do povo, o príncipe Guilherme Alexandre tem um blogue, no qual costuma dar conta das suas viagens ao estrangeir­o.

sua reputação de bon vivant. Depois de uma adolescênc­ia complicada, Guilherme Alexandre foi mandado terminar o secundário num colégio interno no País de Gales. Na altura, o mais velho dos três filhos da Rainha Beatriz cultiva uma imagem de bem disposto, que não hesita em sugerir que deixaria de bom grado o trono ao irmão. Os litros de cerveja Pilsner que é visto a beber em inúmeras festas valem- lhe a alcunha de “príncipe Pils”. E segundo o ex- primeiro- ministro, Ruud Lubbers, citado pela AFP, a própria família real terá chegado a duvidar da sua capacidade para subir ao trono.

Terminados os estudos, Guilherme Alexandre ingressa no exército. Começa então a sua mudança de imagem de bon vivant para monarca credível e pai de família respeitado. Para esta última muito contribuiu o seu encontro em 1999 com Maxima Zorreguiet­a, a filha de um secretário de Estado nos tempos da ditadura na Argentina. Desde o seu casamento com o príncipe herdeiro, Maxima soube conquistar o coração dos holandeses, cuja língua domina.

Visto como próximo do povo e mais progressis­ta do que a mãe, Guilherme Alexandre ficou marcado pelo acidente de esqui que colocou o irmão Friso em coma em 2012. Mas apesar dos esforços, o futuro rei não tem conseguido escapar à polémica: seja por participar num concurso de lançamento de sanitas ou por ter de vender uma mansão de luxo que estava a construir em Moçambique.

 ?? TOBY MELVILLE / REUTERS ?? A mulher, Maxima, é um trunfo para o futuro rei
TOBY MELVILLE / REUTERS A mulher, Maxima, é um trunfo para o futuro rei
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal