Diário de Notícias

Benfica melhora o plantel

- MANUEL QUEIROZ Jornalista

Apesar da vitória em Braga no sábado, percebe- se algum nervosismo nas hostes benfiquist­as: saiu Bruno César, Nolito vai ser emprestado, entra Rui Fonte e talvez Diogo Rosado, o que não é a mesma coisa. Há quem diga que o presidente tomou decisões contrao treinador, que assim o FC Porto vai voltar a ser campeão até porque foi buscar Liedson e Izmailov.

Construir um plantel não é nada fácil. Os de Jorge Jesus têm normalment­e mais avançados do que defesas, às vezes mais extremos do que médios ( como este ano). Por isso, não se estranha que, sem Liga dos Campeões, com necessidad­e de baixarcust­os, tenhasido aí que aadministr­ação tenha feito os cortes maiores. Acresce que hoje amobilidad­e dos jogadores é muito grande porque até o continente asiático entrou definitiva­mente no mercado e, claro, alguns dos empresário­s com mais abertura poresses mundos são inevitavel­mente portuguese­s.

Sem Nolito e Bruno César, o treinador Jorge Jesus dispõe de Gaitán, Ola John e Salvio para dois lugares – ou três se quiser usar o onze de Braga. Mas tem ainda Rodrigo, Enzo Pérez, Urreta que são ou podem alinhar nesse esquema não lhe faltando depois pontas de lança.

Opções a menos? Não, se compararmo­s com qualquer dos grandes clubes europeus, nenhum tem tantos avançados como o Benfica. Nem muitos mais, nem muito melhores, digo eu. Racionaliz­ar os meios é necessário por questões económico- financeira­s, mas não só. Ter mais portuguese­s também é preciso. E sobretudo, com a mobilidade dos jogadores, ter tantos para tão poucas posições é comprar problemas todos os dias – com os artistas que ficam de fora, com os seus empresário­s, com os adeptos até. E as equipas B também têm que ser vir para alguma coisa, como Jesus tem mostrado. Parece- me que o Benfica fica, para já, com plantel melhor do que tinha, porque elimina focos de problemas para a fase decisiva.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal