Diário de Notícias

Socorama vai fechar 49 salas de cinema

Cinema. Viana do Castelo, São João da Madeira, Covilhã, Leiria, Loures, Seixal, Guia e Ponta Delgada ficam sem salas da distribuid­ora

- Lusa

A exibidora Socorama Sociedade Comercial de Cinema vai encerrar até amanhã 49 das 106 salas de cinema que detém, levando ao despedimen­to de 75 trabalhado­res. A decisão afetará oito complexos de cinema localizado­s em centros comerciais do grupo Sonae Sierra em Viana do Castelo, São João da Madeira, Covilhã, Leiria, Loures, Seixal, Guia e Ponta Delgada. “Não conseguimo­s chegar a acordo [ com a Sonae Sierra] para dar continuida­de à exploração de cinema. Eram condições impossívei­s de conti- nuar dada a quebra no sector”, j ustificou João Paulo Abreu, da administra­ção da exibidora.

O despedimen­to coletivo abrangerá 55 trabalhado­res. Além destes, a empresa não renovará contrato com outros 20 funcionári­os. João Paulo Abreu afirmou que os trabalhado­res serão informados da decisão até amanhã.

O administra­dor lamentou o encerramen­to das salas, pelos despedimen­tos e pela redução de oferta cinematogr­áfica em algumas localidade­s – como Viana do Castelo e Ponta Delgada – e afir- mou que a empresa “tentará reunir as condições para manter as outras salas”.

O grupo Sonae Sierra anunciou que cessou contrato com a Socorama porque a exibidora“acumulou uma dívida de valor muito elevado” e vai avaliar o destino a dar às 49 salas que vão fechar. Contactada pela Lusa, fonte da comunicaçã­o do grupo empresaria­l não quis adiantar o montante da dívida em causa, referindo que estão agora em cima da mesa várias opções de uso das salas de cinema que irão encerrar. “Não está nada decidido, estamos em negociaçõe­s com outros operadores e a analisar diferentes opções, que incluem outro tipo de uso que não seja só cinema”, disse a fonte.

A Socorama Sociedade Comercial de Cinema detém 106 salas de cinema e em 2012 registou 12,6 milhões de euros de receita bruta de bilheteira. Apesar de ser a segunda maior exibidora, atrás da Zon Lusomundo Cinemas, a Socorama registou uma quebra de 1,7 milhões de euros em relação a 2011. Quanto ao número de espectador­es, de acordo com dados do Instituto do Cinema e Audiovisua­l de 2012, a empresa registou também quebras – por retração do consumo dos portuguese­s – de cerca de 375 mil bilhetes vendidos.

Em 2011, j á tinha sido dado um alerta sobre as condições laborais da empresa, quando os trabalhado­res anunciaram a realização de uma greve pelo pagamento em atraso do subsídio do Natal. Na altura, a greve envolveu projecioni­stas, funcionári­os de bilheteira e gerentes de sala da exibidora.

 ?? DIÁRIO DE NOTÍCIAS ?? Uma cena de ‘ Um Caminho Solitário’ pelos Stan
DIÁRIO DE NOTÍCIAS Uma cena de ‘ Um Caminho Solitário’ pelos Stan

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal