Diário de Notícias

Elie Saab desfilou ‘ Ode à delicadeza’ para o verão 2013

Terminou a primeira Semana de Moda de Alta Costura deste ano, a próxima acontece em julho, onde as sugestões para o tapete vermelho dominaram as atenções

- C ATARI NA VAS QUES RI TO

E Paris foi uma vez mais a passerelle escolhida para dar a conhecer as tendências de topo da moda internacio­nal para a primavera/ verão de 2013. Coleções de sonho a pensar em ocasiões mediáticas como o tapete vermelho dos Óscares ou sumptuosas festas privadas dignas de histórias à semelhança das Mil e Uma Noites. O libanês Elie Saab é o designer que as celebridad­es de Hollywood desejam vestir em momentos importante­s. A expectativ­a aumenta antes e durante o seu desfile para conhecerem a coleção e escolherem o vestido perfeito, que muitos de nós irão ver desfilar no tapete vermelho de dia 24 de fevereiro em Hollywood. Mas é também o criador de eleição de tantas outras mulheres apreciador­as de tendências que podem comprar peças exclusivas.

A esta coleção deu o nome de “Ode à delicadeza”, pela escolha de materiais tão delicados como a renda e a seda. Os bordados florais à mão incrementa­m a preciosida­de das peças, que em alguns casos parecem flutuar sobre o corpo. Os tons de pastel dominaram com breves aponta- mento de vermelho e preto. O ponto alto foi o vestido de noiva, modelo princesa, digno de um conto de fadas. “Cada peça de alta costura tem mais de 60 horas de trabalho e dedicação por parte de uma costureira/ bordadeira. Temos casos que exigem muito mais do que isso com várias pessoas envolvidas e sem enganos. Os tecidos custam fortunas”, explicou Elie Saab ao DN quando entrevista­do em 2011, por ocasião do lançamento do seu perfume Elie Saab.

Outro momento alto desta semana foi claramente o desfile daValentin­o, que tem na direção criativa a dupla Pierpaolo Piccioli e Maria Grazia Chiuri. A elegância dominou a coleção também dirigida a ocasiões de festa e ao casamento. O “vermelho Valentino” esteve presente em vestidos longos e curtos ( cocktail), ora lisos ora ornamentad­os com bordados no mesmo tom.

A estreante Maison Martin Margiela respeitou o seu conceito artesanal de inspiração nipónica. Algumas das peças no desfile, como o casaco felpudo de pelo, representa cerca de 70 horas de trabalho manual. Na primeira fila deste desfile estiveram outros importante­s designers como Raf Simons ( Dior), Nichola Formichett­i ( Thierry Mugler) e o cantor Kanye West.

O nome de Zuhair Murad, libanês como Elie Saab, também está a conquistar as atenções de Hollywood e não só. O design elaborado em tecidos ricamente estampados, drapeados, enriquecid­os com sedas bordadas a ouro têm como objetivo primordial valorizar a silhueta feminina.

 ??  ?? A coleção da Valentino apresentou alguns modelos compridos e curtos no conhecido ‘ vermelho Valentino’. A linha de noiva é um dos momentos fortes quer desta marca quer desta semana, como é o caso do vestido branco Maison Martin Margiela estreou- se...
A coleção da Valentino apresentou alguns modelos compridos e curtos no conhecido ‘ vermelho Valentino’. A linha de noiva é um dos momentos fortes quer desta marca quer desta semana, como é o caso do vestido branco Maison Martin Margiela estreou- se...
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal