Diário de Notícias

NEGÓCIOS NO FUTEBOL

-

PATROCÍNIO DO BARÇA

› Um dos

maiores investimen­tos feitos pelo Qatar nos últimos meses no futebol foi no Barça. Em setembro de 2012, os sócios aprovaram, pela primeira vez em 112 anos de história, que as camisolas tivessem estampadas um patrocínio, nomeadamen­te da Qatar Foundation, que valerá ao líder do campeonato espanhol um total de 165 milhões de euros, distribuíd­os por cinco anos.

CITY COMPRADO EM 2008

› Os ingleses foram adquiridos em 2008 pelo bilionário xeque Mansour bin Zayed, primeiro- ministro dos Emirados Árabes Unidos e irmão do Presidente daquele estado, que desde então gastou mais de 500 milhões de euros em reforços para a equipa que se sagrou campeã da Inglaterra na temporada passada.

FAMÍLIA REAL NO PSG

› Em 2011 o PSG foi comprado por um grupo dos Emirados Árabes, nomeadamen­te o fundo Qatar Investment Authority, tendo o catarense Nasser AlKhelaifi, membro da família real, como presidente do clube. Com os milhões disponibil­izados nos últimos tempos, os franceses contratara­m jogadores como Javier Pastore, Alex, Maxwell, Thiago Motta, Thiago Silva, Lavezzi e Zlatan Ibrahimovi­c, entre outros, num total de mais de 150 milhões de euros.

MÁLAGA NÃO DEU CERTO

› Em 2010 o bilionário Al- Thani comprou o Málaga a troco de 36 milhões de euros, com o objetivo de fazer daquele emblema um dos melhores da Europa. Os investimen­tos feitos, contudo, não deram certo e Al- Thani estará agora a tentar vender o clube a outros investidor­es, nomeadamen­te do Qatar ou da Arábia Saudita, de acordo com a imprensa espanhola.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal