Diário de Notícias

Tudo ou nada

-

António Costa é um político mais do que experiente e saberá o que está a fazer. É certo que os novos Estatutos do PS, os de António José Seguro, que ligam os ciclos eleitorais no partido aos da legislatur­a na República, exercem pressão. Ou seja, do próximo congresso socialista, que se realizaria sempre este ano para acertar o calendário, sairá o líder da oposição e o candidato a primeiro- ministro, quer as eleições sejam antecipada­s ou deslizem até 2015.

Costa preferiu ser cauteloso e, para já, diz que só avança para a recandidat­ura à Câmara Municipal de Lisboa. Se desse ( ou ainda der) o passo para um confronto com António José Seguro, fragilizav­a a candidatur­a à maior e mais simbólica autarquia do País. E sem garantias de ganhar no PS... o que ainda minaria mais a sua capacidade de manter Lisboa na mão dos socialista­s.

Perder o município para o social- democrata Fernando Seara, um candidato forte, constitui um peso demasiado grande para Costa, e o PS saberá sempre cobrar os juros de uma eventual derrota. Agora, depois desta agitação no PS que caiu que nem ginjas no Governo, é de esperar que os ânimos serenem. Seguro foi inteligent­e ao exigir uma clarificaç­ão urgente da situação interna. Protegeu a sua liderança e dá ao PS tempo para se reorganiza­r no combate ao Executivo de Passos Coelho. As vozes dos críticos, nomeadamen­te dos “socráticos”, por muito descontent­es que estejam com o curso do partido, sem uma liderança alternativ­a acabarão por se aquietar. O primeiro trimestre deste ano é crucial para a vida do País e para a do PS. É tempo de tudo ou nada.

 ??  ?? Ano 149. º de informação
de qualidade
Ano 149. º de informação de qualidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal