Diário de Notícias

Tem nome de princesa da mitologia grega, anda de moto e conquistou Yanis Varoufakis

A artista plástica conheceu o ministro- estrela do Syriza em 2005 quando este vivia uma crise pessoal. Nunca mais se separaram. De volta a Atenas, Danae quer ter “uma vida normal”

- HELENA TECEDEIRO

Quando era pequena, o que Danae Stratou mais gostava de fazer nos tempos livres era ajudar o pai a arranjar os motores do barco e das motos da família. Talvez por isso esta miúda burguesa tenha aprendido a conduzir uma ainda adolescent­e e, ainda hoje, seja comum vê- la montada na sua BMW preta a passear pela capital grega com o marido, o ministro das Finanças, Yanis Varoufakis. “Continuamo­s a andar de moto por Atenas. Tentamos fazer uma vida normal”, explicou a artista plástica numa entrevista dada à Vanity Fair espanhola em finais de fevereiro.

Alta, loura, de olhos azuis, Danae não passa despercebi­da por onde passa. E desde que o marido se tornou o ministro- estrela do governo Syriza – impondo o estilo descontraí­do e o sorriso matador seja nas ruas de Atenas ou nas reuniões do Eurogrupo –, a artista é também uma das mulheres mais invejadas da atualidade. Danae conheceu Yanis em 2005, na inauguraçã­o de uma das suas exposições. E nunca mais se separaram.

Mãe de dois filhos – Esmeralda e Nicolas – de um primeiro casamento, Danae tornou- se o pilar na vida de Yanis. “Fui salvo por Danae Stratou, com quem, desde então, tenho partilhado a minha vida, trabalho e uma miríade de projetos”, escreveu Varoufakis no seu blogue yanisfarou­fakis. eu. Na altura, a primeira mulher do agora ministro acabava de se mudar para a Austrália, levando a filha bebé de ambos, Xenia.

“Estamos no mesmo compriment­o de onda”, afirmou Danae ao Corriere della Sera, sobre a sua relação com o marido. E acrescento­u: “Admiro- o por tudo aquilo que faz.” Nos últimos dez anos, a “burguesa cosmopolit­a” e o “professor marxista”, como os apelidou o mesmo jornal italiano, dividiram o tempo entre os filhos, as exposições e as aulas – que ela deu em Atenas e ele no Texas. Era em Austin que viviam quando o Syriza ganhou as eleições gregas de 25 de janeiro e Varoufakis foi chamado por Alexis Tsipras para ocupar a difícil pasta das Finanças.

Pouco inclinada a falar sobre questões políticas, Danae contou à Vanity Fair como a nova vida do marido afeta o quotidiano da família. “Quando saímos à rua, as pessoas tiram- lhe fotografia­s.” No momento de aceitar o desafio político, esta apaixonada por tai chi não hesitou em apoiar Varoufakis: “Sabíamos que as coisas iam mudar, mas Yanis sentia que tinha de aceitar este trabalho.” Quanto ao futuro da Grécia, Danae garante: “Gostaria que as forças criativas e progressis­tas triunfasse­m. Assim poderíamos ter um futuro, criar os nossos filhos, avançar...” Família rica Nascida em Atenas em 1964, Danae é a terceira de cinco irmãs. Filha do empresário Phaedon Stratou e da pintora e escultora Eleni Potaga, pertence a uma das famílias mais ricas da Grécia. O seu avô paterno fundou a Piraiki- Patraiki, empresa do setor têxtil que chegou a empregar dez mil pessoas em vários países e durante a Segunda Guerra Mundial forneceu mantas e tecido para os uniformes das tropas gregas que combatiam os nazis. Mas nos anos 1980, o governo de Atenas decidiu nacionaliz­ar a empresa e acabou por a encerrar.

Desde que voltou a Atenas, Danae – que deve o nome à princesa da mitologia grega pela qual Zeus se apaixonou – regressou com o marido ao apartament­o no edifício propriedad­e da sua família. Foi no terraço com vista para a Acrópole que a artista e o marido posaram para os fotógrafos da revista francesa Paris Match, numa produção que gerou polémica. Yanis ao piano, os dois à mesa ou abraçados com o Partenon em fundo – as imagens valeram críticas, muitas delas nas redes sociais, a Varoufakis por estar a exibir a casa de luxo quando o seu país está endividado. O próprio ministro mostrou- se “arrependid­o” de ter aceitado fazer na produção fotográfic­a para a revista francesa. A ideia, explicou, era “dar uma imagem positiva da Grécia”, mas, acrescento­u, “gostaria que aquela sessão nunca tivesse acontecido. Estou arrependid­o. Não sou fã do estilo daquelas fotografia­s”. Entre a carreira e a família Formada em Artes Plásticas em Londres no St. Martins College of Art and Design, Danae faz sobretudo instalaçõe­s de grandes dimensões, no interior ou no exterior. As suas obras misturam elementos naturais, áudio, vídeo e fotografia, bem como componente­s arquitetón­icos e construçõe­s em metal. Uma das mais conhecidas é Desert Breath, uma instalação que, passados 18 anos, continua a exibir os seus cones de areia ( foram deslocados mais de 8000 m3 de areia para uma área de 100 000 m2) em forma de espiral no deserto egípcio, junto ao mar Vermelho.

Representa­nte da Grécia na Bineal de Veneza em 1999 – experiênci­a que descreveu à Vanity Fair como “um dos momentos mais incríveis” da sua carreira” –, Danae explicou à revista ter sido aí que percebeu “como funciona o mundo da arte a nível internacio­nal”. Admitindo que se queria “entrar no circuito” teria tido de se mudar “para Londres ou para Nova Iorque”, a artista admitiu que na altura optou por pôr a família à frente da carreira: “Tinha dois filhos pequenos e a minha decisão foi clara: escolhi ficar na Grécia.”

Mais tarde, Danae acabou por juntar as duas paixões. Como em 2011 no projeto Cut- 7 que a levou a fotografar sete fronteiras em conflito no mundo. “Com Yanis.” Na altura o casal esteve em Chipre, Kosovo, Belfast, Etiópia- Eritreia, Palestina, Índia- Paquistão e México- EUA. E admite que nessas viagens teve sustos, como na Etiópia, quando uns militares lhe arrancaram a máquina fotográfic­a das maõs. Aventuras que lhe valeram a alcunha de “Indiana Jones” dos artistas contemporâ­neos. Em setembro virá a Portugal para expor na Bienal de Cerveira.

Empresa do avô de Danae forneceu uniformes a tropas gregas na II Guerra

 ??  ?? “Estamos no mesmo compriment­o de onda”, diz Danae sobre o marido. A artista plástica garante ainda que admira Yanis Varoufakis “por tudo aquilo que faz”
“Estamos no mesmo compriment­o de onda”, diz Danae sobre o marido. A artista plástica garante ainda que admira Yanis Varoufakis “por tudo aquilo que faz”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal