Diário de Notícias

O “Mourinho” das aves exóticas que já ganhou 37 medalhas

-

ORNITOLOGI­A Criador de aves exóticas denominada­s diamantes- de- gould, António Rosa é o mais medalhado do mundo na área

António Rosa, um criador de aves exóticas denominada­s diamantes- de- gould, alcançou, nos últimos sete anos, 37 medalhas nos campeonato­s ornitológi­cos mundiais. Aos 51 anos, este criador natural da Póvoa de Varzim já ganhou a alcunha de “Mourinho dos Gould”, pela competitiv­idade que evidencia e que o tornou uma referência a nível mundial nas categorias em que concorre.

O estatuto foi, de resto, vincado no início deste ano, com uma participaç­ão fulgurante no Campeonato Mundial de ornitologi­a, que se realizou Holanda. Nessa competição, os diamantes- de- gould de António Rosa – espécie de aves oriunda da Austrália que se distingue pelas cores fortes – conquistar­am cinco medalhas de ouro e uma de prata, que se juntaram às conquistad­as em anos anteriores, num total de 37 títulos, e colocam Portugal no topo da classifica­ção mundial. O criador contou à agência Lusa que a paixão pelos pássaros foi desenvolvi­da desde muito novo, mas que agora a atividade já se tornou “uma coisa séria”. “O meu pai também gostava de aves e acho que com 2 ou 3 anos já andava embrulhado no mundo dos passarinho­s. Já tive pintassilg­os, canários ou mandarins, mas, há 14 anos, comecei a criar os diamantes- de- gould e nunca mais parei.”

Depois de alguns anos a participar em exposições e concursos nacionais, António Rosa deu o passo seguinte, iniciando o seu percurso internacio­nal em 2008, altura em que arrecadou a sua primeira medalha de ouro mundial e começou a conquistar a alcunha de “Mourinho dos Gould”. “No fim do trabalho, vi o meu telemóvel e tinha uma mensagem a dizer que tinha tirado uma medalha no Mundial. Dei um salto, parecia um louco, e um colega de trabalho disse- me: ‘ A partir de agora não és António Rosa, és o Mourinho dos Gould.’ E aquilo pegou”, disse. António Rosa contou que em casa, onde tem algumas centenas de aves, poucos lhe seguem as pisadas. Dos três filhos, apenas a do meio “é que teve este gosto”.

“Mourinho dos Gould” lembrou que este “título” lhe exige muita dedicação e horas de volta das aves, além de um investimen­to consideráv­el para alimentaçã­o e tratamento dos pássaros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal