Diário de Notícias

DiCaprio: de guerreiro ambiental a “hipócrita”

O ator, um acérrimo arrivista contra as alterações climáticas e mensageiro da paz da ONU, viajou seis vezes de jato privado

- MÁRCIA GURGEL

“Caiu a máscara”. “Hipócrita”. É desta forma que a imprensa internacio­nal se refere a Leonardo DiCaprio, a mais recente vítima do ataque informátic­o à Sony. Documentos divulgados pela WikiLeaks revelam que o ator, um acérrimo defensor do meio ambiente e ativista contra as alterações climáticas, viajou de jato privado entre Nova Iorque e Los Angeles seis vezes... no espaço de apenas seis semanas.

Nos e- mails que foram pirateados e tornados públicos é também revelado o valor das viagens da estrela de filmes como Titanic ou O Lobo de Wall Street. O custo total do transporte, realizado entre abril e maio do ano passado, foi de 200 mil dólares, aproximada­mente 185 mil euros.

As despesas do dia 27 de abril de 2014 surgem de forma discrimina­da. Neste dia, o ator norte- americano gastou 63 mil dólares, cerca de 58 mil euros, na viagem, aos quais se somou ainda a quantia de 3000 dólares ( 2700 eu- ros) em catering e ainda 300 dólares ( 277 euros) em transfers. As viagens, note- se, realizaram- se para que DiCaprio pudesse participar numa reunião de trabalho, encontro esse que exigia a sua presença.

Na troca de e- mails consta ainda o valor que foi gasto em 31 de maio, dia em que DiCaprio regressou a Nova Iorque para mais um encontro. Nesta data foram desembolsa­dos 37 mil dólares ( 34 mil euros) na viagem, 1500 dólares ( 1400 euros) em despesas de catering e 800 dólares ( cerca de 730 euros) em transfers.

A estrela de Hollywood, de 40 anos, fez estas viagens na companhia da manequim Toni Garrn, que na altura era sua namorada. Na lista de acompanhan­tes constam ainda outros quatro nomes: Irmelin DiCaprio, mãe do ator, e ainda Lukas Haas, Scott Bloom e Vincent Laresca, também atores e amigos de DiCaprio.

Este episódio é mais uma acha na fogueira que já tinha sido acesa anteriorme­nte. No ano passado, o grupo ambiental Natural Resources Defense Council já tinha acu- sado Leonardo DiCaprio de ser “hipócrita” quando mostra publicamen­te a sua veia ambientali­sta ao mesmo tempo que viaja de jato e em iates, meios de transporte poluentes e com forte impacto ambiental.

Em 2013, re corde- s e, o at or anunciou em entrevista ao jornal alemão Bild que ia fazer uma “longa pausa” na sua carreira para “viajar para promover ações a favor do ambiente” e, desta forma, “melhorar um pouco o mundo”. Na entrevista chegou mesmo a enumerar algumas das suas técnicas para proteger o ambiente. “O meu telhado está coberto por painéis solares. O meu carro é elétrico. Uma pessoa normal não conduz mais do que 50 quilómetro­s por dia e isso pode ser feito com uma tomada”, disse na altura.

Ainda neste mês, DiCaprio anunciou que está a trabalhar na construção de um exclusivo complexo turístico numa ilha deserta do Belize, na América Central, projeto que pretende combinar a hotelaria com a ecologia e recuperar a natureza da área. “O principal objetivo é fazer algo que mude o mundo”, disse o ator norte- americano em entrevista publicada no jornal The New York Times, na qual também sublinhou que pretende criar algo “revolucion­ário no movimento ecologista”.

Não obstante esta polémica dos jatos que veio a público graças ao ataque informátic­o à Sony, a verdade é que o trabalho do ator em prol do meio ambiente tem sido reconhecid­o. Em setembro do ano passado, DiCaprio participou na Cimeira do Clima, que teve lugar em Nova Iorque, e foi nomeado mensageiro da paz pelas Nações Unidas. Foi nessa altura que fez o seguinte discurso: “Estou convicto de que a humanidade tem encarado as alterações climáticas como se se tratasse de um filme de ficção, que está a acontecer num outro planeta. Como se fingir que o problema não é real pudesse, de alguma forma, fazer que este desaparece­sse”, afirmou o ator na sede das Nações Unidas.

Tanto as viagens a jato de DiCaprio, a avaliar pelos documentos disponibil­izados pela WikiLeaks, como a sua luta pelo meio ambiente não parecem ser ficção. Assim como a controvérs­ia...

 ??  ?? Leonardo DiCaprio durante a Cimeira do Clima, realizada em setembro último, em Nova Iorque
Leonardo DiCaprio durante a Cimeira do Clima, realizada em setembro último, em Nova Iorque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal