Diário de Notícias

As palavras de Patti Smith antes do emblemátic­o Horses

Mais de 500 artistas integram as 49 bandas presentes nesta quarta edição do Primavera Sound. Patti Smith é a cabeça de cartaz

- M. J.

MÚSICA Depois do sucesso das edições anteriores do Primavera Sound, é bastante alta a expectativ­a para este ano, com uma audiência média esperada de 27 mil pessoas por dia, sendo quase metade do público provenient­e do estrangeir­o. Com uma programaçã­o musical representa­tiva dos mais variados estilos e gerações de períodos distintos da história da música, ao todo são mais de 500 os artistas que integram as comitivas das 49 bandas presentes no Primavera Sound de 2015 do Porto.

Os concertos serão distribuíd­os por quatro palcos: o NOS e o Super Bock que recebem as principais bandas do cartaz, o ATP – All Tomorrow’s Partie – para uma programaçã­o mais alternativ­a e o Pitch fork, comissaria­do pela Pitchfork Media, onde se apresentar­ão alguns nomes emergentes do atual panorama pop- rock alternativ­o.

Hoje, a ação desenrola- se quase só entre os dois palcos principais, sendo a única exceção o espetáculo em formato acústico e de spoken

de Patti Smith, a ter lugar no Palco Pitchfork, naquele que porventura será um dos momentos mais aguardados do dia, tal como vai ser, amanhã, a atuação da lendária cantora e poetisa no palco principal, onde vai interpreta­r, na íntegra, o histórico álbum Horses, editado em 1975.

Mas, para este primeiro dia, que terá início com o concerto do português Bruno Pernadas, são ainda muitos outros os motivos de interesse, como “o lado B dos Wedding Present”, designação pela qual também são conhecidos os Cinerama, uma das últimas bandas confirmada­s no festival, que vem apresentar o novo Valentina. Trata- se nada mais nada menos do que uma reinterpre­tação do último disco dos Wedding Present, com o mesmo título, originalme­nte editado em 2012.

De realçar ainda, no alinhament­o, fenómenos de culto como a britânica FKA twigs, que se estreia em Portugal, o canadiano Mac Demarco, o california­no Mi - kal Cronin ou o duo The Juan Mac - Lean e, claro, os norte- americanos Interpol, outros dos grandes chamarizes desta primeira noite, que terminará em festa ao som da eletrónica experiment­al do canadiano Caribou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal