Diário de Notícias

Personagen­s de Dickens reunidas em série da BBC

Estão já a ser gravados os 20 episódios de Dickensian, série que reúne as figuras mais icónicas dos livros do escritor inglês do século XIX. A estreia está marcada para o próximo ano

- A NA F I L I PE S I LV E I R A

Em 1948, David Lean adaptou o conto Oliver Twist ao cinema. John Howard Davies interpreto­u o protagonis­ta De Oliver Twist a Scrooge, passando por Fagin e por Miss Havisham, as personagen­s mais conhecidas da literatura de Charles Dickens ( 1812- 1870) são as grandes protagonis­tas de uma série britânica que a BBC começou a gravar no início desta semana. Dickensian, assim se chama, tem estreia agendada para o próximo ano na BBC 2. Trata- se de uma produção da Red Planet Pictures, de Tony Jordan, que também comanda a equipa de argumentis­tas composta por Justin Young, Sarah Phelps, Simon Winstone, Chloe Moss e Julie Rutterford.

Anunciada em maio de 2013, Dickensian irá “trazer o mundo de Dickens à vida através de um drama povoado por personagen­s expressivo­s de livros clássicos do autor”, anunciou o canal, revelando ainda que essas personagen­s irão cruzar- se das “maneiras mais surpreende­ntes” ao longo de 20 episódios com 30 minutos cada.

Tony Jordan, que no ano passado apresentou um documentár­io, também da BBC, sobre o livro Grandes Esperanças, disse ao The Telegraph que esta ideia “completame­nte louca” – que o levou a pensar que ninguém iria “comprar” – irá atrair até aqueles que não conhecem a obra do romancista inglês. “O conceito é muito simples. As personagen­s (...) são todas colocadas num único sítio e veremos o que acontece depois”, afirmou o autor, garantindo que “não é preciso conhecer as personagen­s” para ver a série. “O espectador pode descobri- las em Dickensian. (...) Eu, provavelme­nte, vi mais programas de televisão e adaptações cinematogr­áficas do que li as suas obras. Ainda assim, cresci a adorá- los.”

Os atores Stephen Rea, Shirley Valentine, Caroline Quentin, Peter Firth e Joseph Quinn são alguns dos intérprete­s da produção, cujo orçamento estimado é de 30 milhões de euros. “Apaixonei- me pela ideia de ver todas essas maravilhos­as personagen­s a interagir num mundo de Dickens”, revelou Caro- line Quentin, que vestirá a pele da Sra. Bumble de Oliver Twist ( 1837). Já Stephen Rea, que será o inspetor Bucket de Casa Desolada ( 1853), apelidou Dickensian como “a mais bela adaptação do universo de Dickens”, enquanto Pauline Collins, que interpreta­rá a Sra. Gamp de Martin Chuzzlewit ( 1844), prometeu: “O espectador não precisa ter lido os contos de Dickens para se apaixonar pela história que vamos contar. Vai ser um prazer assistir.”

Para as filmagens, que acontecem atualmente na zona oeste de Londres, a produtora construiu uma cidade fictícia com 27 edifícios de dois andares cada, nos quais habitarão personagen­s, não só de Oliver Twist, Casa Desolada e Martin Chuzzlewit, mas também de Um Conto de Natal ( 1843) e Grandes Esperanças ( 1860), entre outros. A trama centrar- se- á, tal como todo o universo de Dickens, na Inglaterra da rainha Vitória, cujo reinado ( 1837- 1901) ficou marcado pela expansão do império e por grandes carências económicas e sociais da população.

players

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal