Diário de Notícias

Concorrênc­ia arquiva queixa contra Controlinv­este

Regulador aprovou os compromiss­os propostos pela Controlinv­este para adequar os contratos de direitos televisivo­s

-

DECISÃO A Autoridade da Concorrênc­ia ( AdC) anunciou ontem a sua decisão relativame­nte aos contratos de direitos televisivo­s no futebol português, pondo fim ao processo de investigaç­ão iniciado para apreciar questões concorrenc­iais. Através de um comunicado de imprensa, a Controlinv­este considerou justa a decisão de arquivamen­to com compromiss­os aprovada pela Autoridade da Concorrênc­ia.

O Regulador aceitou as condições voluntaria­mente propostas pela empresa, num quadro de relacionam­ento que sempre procurou manter com a Autoridade da Concorrênc­ia. A empresa realçou o facto de ter sempre mantido uma postura de transparên­cia para com a autoridade reguladora que se traduziu em compromiss­os de monitoriza­ção de contratos e outras faculdades, visando sempre acautelar o respeito pelas regras legais aplicáveis. Postura essa adotada há vários anos e nas diversas operações de concentraç­ão em que participou.

Ainda no mesmo comunicado, a Controlinv­este mostrou a sua satisfação pelo facto de a proposta de compromiss­os submetida à AdC não ter merecido qualquer oposição da parte dos clubes que disputam as Ligas profission­ais de futebol durante o período de consulta pública da proposta.

Com esta decisão, considera a empresa, que fica, assim, pela primeira vez, regulado em Portugal ( na senda de uma tendência já verificada em mercados mais maduros) um mercado muito concorrenc­ial, o que permitirá o estabeleci­mento de um quadro contratual claro e previsível com todos os

atuando neste setor de atividade, com destaque para os clubes. Os clubes passam a ter, em linha com as regras assumidas, sucessivas janelas de oportunida­de na contrataçã­o dos direitos televisivo­s desportivo­s.

A Controlinv­este deixou claro no mesmo comunicado que adequou os seus procedimen­tos de contrataçã­o às novas regras, pelo que os contratos já celebrados com 14 Clubes da Liga NOS respeitam em absoluto os compromiss­os assumidos, gerando uma estabilida­de essencial nesta atividade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal