Diário de Notícias

Editora de A Guerra dos Tronos foi morta por leoa na África do Sul

Katherine Chappell, de 29 anos, visitava o país para tentar angariar fundos para organizaçõ­es de combate à caça furtiva

- A NA F I L I PE S I LV E I R A

Dizem que tinha pelo menos uma das janelas do veículo em que se deslocava aberta, para poder fotografar os felinos que habitam num parque natural privado nos arredores da cidade de Joanesburg­o, na África do Sul. Um descuido que lhe terá causado a morte, na tarde de segunda- feira passada. “Uma leoa entrou pela janela”, explicou Scott Simpson, gestor de operações do The Lion Park, à Talk Radio 702. “A ambulância chegou bastante depressa, mas a senhora já tinha morrido”, acrescento­u o mesmo responsáve­l.

A senhora a que se referia era a norte- americana Katherine Chap - pell, de 29 anos, editora de efeitos especiais da série de sucesso da HBO A Guerra dos Tronos, exibida em Portugal no Syfy, e estava há cerca de uma semana naquele país para conseguir angariar fundos para organizaçõ­es que lutam contra a caça furtiva.

Em declaraçõe­s ao jornal britânico The Telegraph, o mesmo porta- voz explicou que o parque recebe cerca de “200 mil visitantes por ano e que um incidente como este acontece muito raramente”. “Os turistas são sempre aconselhad­os a viajar com as janelas fechadas”, sublinhou Simpson.

Já em comunicado, a empresa organizado­ra da viagem, a Kalabash Tours, garante que Chappell só desceu o vidro da j anela do carro momentos antes de ser atacada, e apenas porque queria captar uma i magem de um dos animais, que se encontrava deitado. “A turista tinha uma máquina fotográfic­a e, por sua vontade, baixou o vidro do lado do passageiro para captar imagens”, lê- se no comunicado, revelando de seguida que f oi nesse momento que um dos animais se levantou e

Katherine Chappell foi atacada por ter a janela

do carro aberta atacou, deixando Chappell “com f er i mentos muito graves” e a “sangrar do pescoço”. Uma versão contrária à de testemunha­s que avançaram que a editora ter i a viajado por t odo o re cinto j á com as janelas abertas.

A identidade da vítima foi revelada pela irmã, através das redes sociais, e nunca pela nota enviada à comunicaçã­o social pela empresa turística.

Ainda segundo o parque privado, a leoa que vitimou a editora de efeitos especiais tinha 9 anos e várias crias ao seu lado naquele momento. O The Lion Park diz que não irá ser eutanasiad­a.

Pierre Potgietero, de 66 anos, o guia que acompanhav­a Katherine e que é também proprietár­io da Kalabash Tours, sofreu um ataque cardíaco, além de graves ferimentos nos braços, depois de ter tentado travar o ataque. A máquina fotográfic­a de Katherine ficou entregue às autoridade­s sul- africanas para investigaç­ão.

Katherine Chappell morava em Nova Iorque e trabalhava desde 2013 na premiada produtora Scanline, onde ajudou a criar, não só os efeitos especiais da série A Guerra dos Tronos, mas também de filmes como Capitão América: O Soldado do Inverno e Divergence. Fez, por isso, parte da equipa de criativos da produção televisiva da HBO que, em 2014, venceu o Em my de Melhores Efeitos Visuais.

Com mais de 85 leões, incluindo alguns exemplares de leões brancos, que estão em vias de extinção, o The Lion Park já foi visitado várias vezes por personalid­ades como John Legend e Shakira. A imprensa internacio­nal avança que este não é o primeiro incidente com leões no local. Em março passado, o turista australian­o Brendan Smith foi atacado durante uma visita. Dois dias depois, uma rapariga de 13 anos também foi ferida por uma chita.

O jogador do FC Porto aceitou o convite da apresentad­ora da TVI PRODUÇÃO “O Mustang está na ca - pa, despido de tudo. Não como veio ao mundo porque foi pintando o corpo com as suas marcas.” Esta foi a garantia da apresentad­ora da TVI num texto publicado no seu blogue Daily Cristina, em que anuncia que Ricardo Quaresma é o protagonis­ta da quarta edição da sua revista, que vai estar à venda amanhã.

O jogador do FC Porto, também no seu blogue, que acaba de lançar, elogiou a entrevista­dora: “Muito profission­al, tanto ela como a sua equipa, e também muito divertida o que fez que o clima fosse de total descontraç­ão”, escreveu.

Na capa, pode ver- se Ricardo Quaresma sem roupa, numa produção que tem estado a dar que falar na internet desde a noite da passada terça- feira, tendo já surgido várias montagens com outras imagens em substituiç­ão da de Cristina Ferreira e também do jogador.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal