Diário de Notícias

Crise de avançados? Sub- 20 respondem com sete golos em dois jogos

Portugal goleou o Qatar ( 4- 0) no segundo jogo do Campeonato do Mundo e qualificou- se para os oitavos- de- final com duas vitórias ( tinha ganho ao Senegal por 3- 0). André Silva e Ivo Rodrigues têm dois golos cada

- I S AURA A L MEI DA

Portugal apurou- se ontem para os oitavos- de- final do Mundial de sub- 20, na Nova Zelândia. Uma goleada ao Qatar ( 4- 0), depois de uma vitória folgada frente ao Senegal ( 3- 0), qualificou a seleção nacional para a próxima fase, antes do último jogo da fase de grupos, com a Colômbia ( ontem empatou com o Senegal e deixou os portuguese­s isolados no primeiro lugar).

Sete golos em dois jogos mostra bem o poder ofensivo da equipa portuguesa. André Silva ( dois), Ivo Rodrigues ( dois), Gelson Martins, Nuno Santos e João Vigário marcaram os golos portuguese­s no Mundial de sub- 20. Dos avançados à disposição de Hélio Sousa na competição, Ivo Rodrigues ( Vitória Guimarães) foi o que faturou mais esta época, terminando a II Liga com 12 golos, seguido de Nuno Santos ( Benfica B), com oito ( tantos quanto o colega de equipa Gonçalo Guedes). André Silva ( FC Porto) fez sete, Gelson Martins ( Sporting) seis e Vigário ( Vit. Guimarães) quatro. Ou seja, a linha avançada dos sub- 20 marcou 45 golos na II Liga em 2014- 15. No Mundial já leva sete em dois jogos!

Antes de ir para a Nova Zelândia, André Silva tinha assumido a vontade de mudar a mentalidad­e dos portuguese­s em relação à crise de avançados em Portugal. E está a fazer por isso. Já marcou dois golos em dois jogos ( um de cabeça e o outro com o pé direito) e tem- se afirmado como a grande referência no ataque da equipa de Hélio Sousa. “O meu único objetivo é ajudar a equipa e o meu trabalho é tentar marcar golos e assistir os colegas. Tive sorte e nos

André Silva ensaia o remate à baliza do Qatar. Portista já leva dois golos no Mundial de sub- 20 dois primeiros jogos consegui marcar. Espero continuar, vou dar tudo e espero continuar assim”, disse o dragão após o jogo com o Qatar. André Silva é cobiçado pelo Chelsea e pelo Arsenal, mas sonha jogar na equipa de Julen Lopetegui, depois de ter terminado a época com sete golos na equipa B.

Frente ao Qatar a estrela foi Ivo Rodrigues, portista de contrato e emprestado ao Vit. Guimarães, que marcou dois golos, um deles de pontapé de bicicleta, e ainda ofereceu outro ao colega de equipa João Vigário. O avançado que marcou quatro golos na II Liga agradeceu: “Correu bem, aproveitei a oportunida­de para fazer o golo e ajudar a equipa. Estou feliz com isso. Todos temos de estar prontos, claro que tinha a ambição de entrar e marcar.”

Depois de selado o apuramento, o selecionad­or português era um treinador satisfeito. “Entrámos a controlar a bola, a criar oportunida­des. O Qatar estava na expectati- va, com as linhas um pouco recuadas, e tivemos de ter paciência até ao primeiro golo e com o segundo sossegámos. Vamos para o último jogo para discutir o primeiro lugar e estes resultados são ótimos para nós”, defendeu Hélio.

Já o selecionad­or do Qatar, Felix Sanchez, confessou- se incapaz de parar a seleção nacional: “A verdade é que é difícil parar a qualidade das movimentaç­ões portuguesa­s (...) Não posso comparar a Colômbia com Portugal, porque os portuguese­s são grandes jogadores, decidem jogos em detalhes, e por isso a derrota por estes números [ 4- 0].”

E se os sub- 20 de Portugal parecem estar bem servidos de avança- dos, os sub- 21 não ficam atrás. Carlos Mané ( Sporting), Gonçalo Paciência ( FC Porto), Ivan Cavaleiro ( Deportivo) e Ricardo Horta ( Málaga) parecem dar garantias de golos a Rui Jorge, que prepara a presença no Euro 2015, na República Checa.

O filho de Domingos Paciência parte na linha da frente para ser titular. Gonçalo acabou a época com dez golos ( nove na II Liga e um na Taça da Liga), enquanto Mané ( Sporting) terminou com nove. Ivan Cavaleiro ( Deportivo da Corunha) com três, tantos como Ricardo Horta ( Málaga). Mas o melhor marcador da qualificaç­ão para o Europeu de sub- 21 foi Ricardo Pereira, do FC Porto, com cinco golos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal