Diário de Notícias

As aventuras de um paparazzo à brasileira

Marcelo Liso já conseguiu exclusivos como o reconhecim­ento por Ronaldo Fenómeno de um filho ilegítimo e foi o único a fotografar o casamento de Ana Paula Arósio. Orgulhoso da sua profissão, chama- a de “jornalismo responsáve­l”

- J OÃO A L MEI DA MOREIRA, S ã o Pa u l o

Depois de meia hora a contar aventuras por mar, terra e ar por uma fotografia, o paparazzo sen - te que chegou a hora de separar o trigo do joio. Faz até uma voz mais séria. “Olhe, ficar parado numa praia à espera que passe uma celebridad­e não é paparazzo, isso nós chamamos de ‘ flagra’, o que eu faço é jornalismo, um jornalismo menos considerad­o porque é de celebridad­es e porque ficou manchado desde a morte da Diana, mas jornalismo, com fontes, responsabi­lidade, sofrimento.”

Marcelo Liso, nascido em São Paulo há 40 anos, metade deles de carreira, é um dos mais respeitado­s paparazzi do Brasil, talvez o maior mercado g l o ba l na área, logo após EUA e Inglaterra. Já alugou helicópter­os, cruzou mares para apanhar vedetas em iates e esperou horas em fazendas sob ameaça de bois e vacas. Entre os principais feitos estão o caso de Alex, o filho fora do casamento do ex- futebolist­a Ronaldo e, claro, as reportagen­s em redor da enigmática Ana Paula Arósio.

“Passei um mês e meio num carro em frente ao prédio onde ela morava até que finalmente a fotografei beijando o Dr. Fábio, médico que ela namorava”, con- ta. Desde então, tornou- se especialis­ta na atriz, conhecida por viver reclusa numa fazenda a 250 quilómetro­s de São Paulo. “Ninguém sabia dessa fazenda, porque ela tinha outra, quando casou em privado, eu fui para essa, graças a fontes muito bem pagas, e dei ‘ paulada’ na concorrênc­ia, o meu maior prazer.”

“Percorri três fazendas, pulando muros, e esperei dez horas sem ninguém me ver, a não ser uns bois e vacas que ficaram ‘ me enchendo o saco’, até que ela surgiu toda de branco a cavalo, fiz uma ‘ fotaça’, se fosse hoje, com ainda mais mistério em torno dela, venderia por mais de cem mil reais [ cerca de 30 mil euros].”

Arósio é importante na carreira de Liso. “E apesar da minha profissão intrusiva semp re f o i s i mpáti - ca comigo, nunca houve a mínima ameaça de processo, ela é mais cool do que se pensa.” Mas foi um episódio com Ronaldo Fenómeno que mais o marcou. “Descobri- o e redigi eu próprio: o Ronaldo estava a evitar um teste de paternidad­e do Alex, um filho dele após relação em Tóquio com uma brasileira em 2002, foram semanas de telefonema­s para Singapura, para onde ela e o filho entretanto se mudaram, até conseguir que ele fizesse o teste e eu ficasse com um exclusivo muito

Marcelo Liso é um dos mais respeitado­s

do Brasil

Nascido em São Paulo há 40 anos, Marcelo é paparazzo há 20 bem pago. E hoje Ronaldo e Alex estão sempre juntos, como pai e filho, fazer paparazzo pode ser compensado­r...”

Liso lamenta porém a crise no setor. “Quando trabalhei pa ra a editorial Globo, escolhia os motoristas com quem trabalhava, pagava às fontes e apresentav­a recibo, alugava helicópter­os, como no casamento da Athina Onassis, barcos, para encontrar a apresentad­ora Ana Maria Braga com o noivo num iate, mas hoje não se investe. E por consequênc­ia não há notícia, li ontem que uma ex- Big Brother queimou a boca a comer um pastel, ao que isto chegou...”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal