Diário de Notícias

Atenas confia em acordo sobre dívida

Governo conseguiu o apoio dos deputados às propostas enviadas aos credores, apesar das críticas dentro do próprio Syriza

- S. S.

O ministro das Finanças grego, Euclid Tsakalotos, garantiu ontem no debate no Parlamento sobre as novas propostas aos credores que o governo vai conseguir um alívio da dívida. “Muitas das exigências gregas quanto à dívida serão aceites”, disse, indicando que haverá uma troca de obrigações entre o Banco Central Europeu ( BCE) e o Meca- nismo Europeu de Estabilida­de, há muito defendida por Atenas. Tal permitiria evitar o pagamento de sete mil milhões de euros ao BCE nas próximas semanas.

Após um longo debate no Parlamento, e apesar das críticas dentro próprio Syriza, os deputados deviam aprovar ( já de madrugada) o pacote de medidas. No final, o primeiro- ministro, Alexis Tsipras, conseguiu travar a rebelião e só se esperava o voto negativo de cinco deputados do Syriza. “Recebemos um mandato para alcançar um acordo melhor do que o ultimato que o Eurogrupo nos deu, não para tirar a Grécia da zona euro”, dissera antes Tsipras numa reunião com membros do seu partido, apelando à união.

O governo contou com a luz verde também da oposição, com a Nova Democracia e o To Potami a indicarem mais cedo que iam votar a favor. No exterior do Parlamento, o sindicato comunista PAME protestava. “Eles pegaram num não e transforma­ram- no num sim”, dizia um dos manifestan­tes. No domingo, 61% dos gregos votaram contra as propostas dos credores, mas agora é o governo a propor medidas de austeridad­e semelhante­s. Uma sondagem para a estação de

televisão Skai, divulgada ontem, indicava, contudo, que 60% dos gregos são a favor do novo programa que mantenha o país no euro.

Um dos ausentes no debate foi o ex- ministro das Finanças. No Twitter, Yanis Varoufakis disse apoiar as propostas, mas, por “razões familiares”, não podia estar presente. E enviou uma carta ao Parlamento com a indicação de voto – a favor. Mas, segundo o jornal Protothema, este só contaria se estivesse fora em representa­ção parlamenta­r. Varoufakis foi fotografad­o com a mulher num ferry para a ilha de Egina, onde tem uma casa de férias. Após críticas nas redes sociais, informou que vai passar tempo com a filha menor, antes de esta voltar para a Austrália, onde vive.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal