Diário de Notícias

Em Portugal, a marcha pelos direitos LGBT dura há mais de 30 anos

A homossexua­lidade só foi legalizada em 1982. Há cinco anos que, por lei, é permitido o casamento

- S É RGI O PI R E S

PROGRESSO. Desde a legalizaçã­o da homossexua­lidade, em 1982, à promulgaçã­o da lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em 2010, Portugal trilhou um longo caminho no sentido da não discrimina­ção com base na orientação sexual.

"Houve um progresso enorme, na legislação também, apesar de continuare­m a existir algumas incongruên­cias. Em 1980, quando vim cá pela primeira vez de férias, era como se o país estivesse parado. Hoje, Portugal faz parte do mundo...", assinala ao DN Richard Zimler, escritor norte- americano que há mais de duas décadas e meia vive no Porto e que em 2010 beneficiou da alteração na lei portuguesa para contrair matrimónio com o seu companheir­o de quase toda a vida, o investigad­or Alexandre Quintanilh­a.

Portugal avançou e os Estados Uni dos também, salienta Richard Zimler em relação à "decisão histórica", tomada há duas semanas pelo Supremo Tribunal dos Estados Unidos, de legalizar em todos os estados o casamento entre pessoas do mesmo sexo: "Assumi- me como homossexua­l em 1978, quando vivia nos Estados Unidos, e nessa altura foi um risco: perdi amigos, perdi trabalho... Espero que esta decisão histórica signifique que os jovens gays e lésbicas possam viver a sua vida abertament­e, sem correrem esse risco de serem rejeitados pelos pais ou pela sociedade. Esta nova geração de jovens vai crescer num ambiente muito diferente daquele em que eu cresci; em que vai ser normal ser homossexua­l ou ter um amigo cujos pais são casados mas são do mesmo sexo."

Antes da aprovação do casamento, a legislação portuguesa já contemplav­a uniões de facto desde 2001. A orientação sexual e identidade de género passaram a

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal