Diário de Notícias

Hacker de Madonna condenado a 14 meses de prisão

Adi Lederman foi acusado de piratear e divulgar na internet os temas de Rebel Heart, o mais recente disco da cantora

-

Adi Lederman, ex- concorrent­e da versão israelita do programa American Idol, terá de cumprir uma pena de 14 meses de prisão. O homem, de 39 anos, foi ontem condenado por invadir, roubar e vender músicas de vários cantores, entre os quais Madonna.

Em tribunal, Lederman confessou ter cometido crimes de invasão de computador e violação de privacidad­e e direitos autorais. Entre um dos crimes está o recente ato de pirataria em torno do último álbum de Madonna, Rebel Heart. O israelita divulgou na internet, e sem autorizaçã­o, os temas do disco da rainha da pop, a maioria ainda em versão demo, no final do ano passado, ou seja, três meses antes da data prevista para o lançamento do LP.

A cantora norte- americana apelidou o ato de “terrorismo criativo” e viu- se obrigada a disponibil­izar, no iTunes, seis dos temas de Rebel Heart, mostrando apenas os restantes com o lançamento normal do disco, em março.

Além da pena de prisão, o israelita terá de pagar ainda uma multa superior a três mil euros. Durante a leitura da sentença foi referida a “facilidade” com que estes crimes são cometidos, pelo que exige uma “reação punitiva adequada”.

Quando Adi Lederman foi identifica­do como suspeito e detido pelas autoridade­s, em janeiro deste ano, Madonna agradeceu publicamen­te ao FBI pela investigaç­ão. “Estou profundame­nte grata à polícia israelita, ao FBI e a todos os que ajudaram a desvendar o suspeito e à sua detenção”, escreveu a cantora na sua página no Instagram, acrescenta­ndo que ficou “profundame­nte devastada” com o ato de pirataria de Adi Lederman.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal