Diário de Notícias

2. ª - feira começa a era Casillas no Dragão. Só Vítor Baía sabe o que é ter mais títulos

Real Madrid chegou a acordo com o seu capitão e a rescisão foi acertada ontem. Guardião junta- se aos novos colegas na Holanda

- J OÃO RUEL A

Fumo branco à vista. Iker Casillas e o Real Madrid chegaram a acordo para a rescisão do contrato do espanhol, passo decisivo para que o guarda- redes possa transferir- se para o FC Porto. À hora de fecho desta edição, a transferên­cia ainda carecia de confirmaçã­o oficial, mas a mesma deve ser oficializa­da hoje.

Na noite de quinta- feira, soou o alerta e a transferên­cia chegou a estar em risco, para surpresa do FC Porto, que dava a contrataçã­o por garantida. Iker Casillas e o Real Madrid desentende­ram- se quanto à forma como os merengues irão, ao longo dos próximos dois anos, ajudar a que o guarda- redes receba qualquer coisa como 12,5 milhões de euros líquidos – isto é, o valor total dos salários que teria a receber até ao final do seu último contrato com os blancos, válido até 2017.

Inicialmen­te, Iker Casillas chegou a disponibil­izar- se para abdicar de 8,5 milhões de euros brutos. O FC Porto pagaria, assim, cinco milhões de euros ilíquidos nas duas próximas épocas e o Real Madrid completari­a o valor. Mas a carga fiscal em Portugal levou a que Casillas elevasse as suas exigências perante o Real Madrid, uma vez que entre IRS ( 53%, já com sobretaxa) e Segurança Social ( 11%), 64% do seu vencimento bruto seriam destinados a impostos.

O Real Madrid hesitou e admitiu travar a saída de Iker Casillas, mas ontem acabou por ceder nas negociaçõe­s e o acordo para a rescisão ficou fechado. O guarda- redes de 34 anos ainda se apresentou em Valdebebas, para fazer exames médicos e iniciar a pré- temporada como jogador do Real Madrid, mas durante a tarde chegou a acordo para a saída, rumo à Invicta. À saída do almoço, o guarda- redes foi interpelad­o na rua por jornalista­s espanhóis e questionad­o sobre a mudança. Mas jogou à defesa. “Tranquilo, estou muito bem, muito bem. Mudança? Qual mudança? Não há nada decidido”, disse, antes de entrar rapidament­e no seu carro.

Casillas, importa referir, dispensou qualquer cerimónia de despedida do Real Madrid e tem previsto, apenas, falar hoje numa conferênci­a de imprensa. Os merengues querem promover um jogo de homenagem e até se lançou a hipótese de convidar o FC Porto para disputar o Troféu Santiago Bernabéu, entre 10 a 16 de agosto, embora ainda não haja acordo para tal. Dois meses de espera Segundo apurou o DN, Iker Casillas juntar- se- á ao plantel do FC Porto, em Horst, na próxima segunda- feira. Será, então, no terceiro dia de estágio dos dragões na Holanda que Julen Lopetegui contará com um reforço de peso, com o qual já sonhava há algum tempo. É que, apesar de só nesta semana terem existido avançados concretos, a primeira sondagem por Casillas foi feita há dois meses, por intermédio do próprio Lopetegui.

O técnico do FC Porto sabia que o Real Madrid pretendia dispensar Casillas e apostar num novo guar- da- redes. David De Gea, do Manchester United, é o desejado, mas também caro ( os red devils não vendem por menos de 35 milhões de euros), mas os merengues também vão resgatar Kiko Casilla ao Espanhol de Barcelona, por seis milhões. Então, Lopetegui imaginou o que parecia impossível: e se Casillas fosse para o FC Porto?

Lopetegui entrou em contacto com Juni Calafat, dirigente com fortes responsabi­lidades no departamen­to de futebol do Real Madrid e que tem palavra ativa nas entradas e saídas do plantel merengue. O técnico basco inteirou- se da iminência da saída de Casillas e, há três semanas, contactou Casillas e prometeu- lhe a titularida­de no FC Porto.

O guarda- redes mostrou- se interessad­o em rumar ao Dragão, pela possibilid­ade de continuar a jogar na Liga dos Campeões, de manter a titularida­de a pensar no Euro 2016 e de ficar perto de Madrid e da sua família. A questão salarial, foco de maior impasse, foi ultrapassa­da nos últimos dias. Segundo maior palmarés Pela primeira vez, o FC Porto terá um ex- campeão do mundo. Com 22 títulos conquistad­os ao longo da carreira, dos quais 11 internacio­nais, Iker Casillas passa a ser o jogador com o mais rico palmarés a jogar, atualmente, na I Liga – não só pelo número de troféus, mas também pela valia dos mesmos ( dois Europeus, um Mundial e três Ligas dos Campeões em destaque).

Em termos absolutos, Iker Casillas passará a ser o segundo jogador com maior palmarés da história do futebol nacional. O recordista é o antigo interncaio­nal português Vítor Baía, que conquistou 35 títulos ao longo da carreira. Em toda a história do futebol, só o galês Ryan Giggs, com 36 troféus, supera o antigo guarda- redes português. No Dragão, Casillas tentará entrar no top 10, encerrado por Alfredo Di Stéfano e Paolo Maldini ( 26).

 ??  ?? Iker Casillas sabe da hipótese FC Porto há dois meses, hoje dá uma conferênci­a de imprensa, a saída é oficializa­da e depois de amanhã junta- se ao segundo clube da sua recheada carreira
Iker Casillas sabe da hipótese FC Porto há dois meses, hoje dá uma conferênci­a de imprensa, a saída é oficializa­da e depois de amanhã junta- se ao segundo clube da sua recheada carreira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal