Diário de Notícias

Tiago Monteiro perspetiva uma prova complicada no Mundial de Carros de Turismo

- NUNO F E R NANDES

O circuito de Vila Real recebe amanhã, pela primeira vez, uma prova do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo ( WTCC), mas ontem os carros já começaram a acelerar nos treinos da segunda competição de velocidade mais importante da Federação Internacio­nal de Automobili­smo ( FIA), a seguir à Fórmula 1.

O português Tiago Monteiro, tal como os restantes pilotos, conduziu ontem pela primeira vez no traçado de Vila Real e admitiu que se trata de um circuito muito complicado. “Foi um dia de aprendizag­em. Nenhum dos pilotos do WTCC conhecia a pista, o que é bom por um lado, porque tivemos de descobrir a pista, o nível de aderência e perceber um pouco estas chicanes novas que foram agora acrescenta­das. É uma pista muito difícil, muito complicada. Há zonas que são assustador­as, mesmo”, afirmou.

Quarto classifica­do no campeonato, o piloto do Porto que corre pela Honda ficou- se pelo oitavo tempo da primeira sessão de testes, mas diz que não foi o treino indicado para perspetiva­r o que poderá acontecer no fim de semana, apesar da rapidez dos rivais da Citroën. O melhor tempo da sessão de ontem, aliás, foi alcançado pelo argentino José María López, piloto da marca francesa e atual líder do campeonato WTCC.

Para hoje estão previstas mais duas sessões de testes da parte da

Tiago Monteiro ao volante de um Honda nos treinos de ontem manhã e para a tarde estão reservadas as três sessões de qualifi - cação para as duas corr i das de domingo.

Apesar de a prova de WTCC ser a mais esperada pelo seu mediatismo, até amanhã vão realizar- se competiçõe­s de outro tipo – Trofeo 500, Desafio Único, Legends Classic Cup, Campeonato Nacional de Clássicos Circuitos 1300, Campeonato Nacional de Velocidade e Campeonato Nacional de Clás - sicos Circuitos.

O 45. º Circuito Internacio­nal de Vila Real vai aproveitar para fazer uma homenagem ao cineasta Ma- noel de Oliveira, um dos muitos pilotos que correu e projetou as corridas automóveis da cidade ao longo dos seus 84 anos de história – correu ao volante de um BMW em 1936, antes de se tornar num dos maiores cineastas portuguese­s de sempre.

Citado pela agência Lusa, Melchior Moreira, presidente da Turismo do Porto e Norte, perspetiva que o Circuito de Vila Real, que inclui uma prova do Mundial de Carros de Turismo ( WTCC), possa significar um “retorno mediático de 50 mil milhões de euros” para a região do Douro.

play- off,

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal