Diário de Notícias

António José Seguro recusa convite para integrar listas de António Costa

Ex- secretário- geral do PS quer manter- se afastado da vida política. Dos cabeças de listas de Sócrates só ficou Vieira da Silva

- OCTÁVIO LOUSADA OLIVEIRA e MIGUEL MARUJO

Costa apresentou ontem três independen­tes para encabeçar listas do PS. Alexandre Quintanilh­a será candidato pelo Porto, Helena Freitas avança por Coimbra e Maria Manuel Leitão Marques por Viseu. Seguro recusou, para voltar à vida académica. PORTUGAL

Uma verdadeira revolução. Dos 22 cabeças de lista para as legislativ­as de 2011 só sobreviveu um na mesma posição para as eleições deste ano. António Costa operou uma mudança muito pronunciad­a no conjunto de nomes do PS e só José Vieira da Silva permanece ( por Santarém) em relação às apostas de José Sócrates há quatro anos.

Durante o processo, sabe o DN, António José Seguro foi sondado pelo secretário- geral socialista – através do ex- secretário nacional Álvaro Beleza –, mas recusou regressar às listas de candidatos a deputados. O antecessor na liderança do partido fica, assim, de fora e mantém a promessa de ficar afastado da vida política ativa – cenário que o próprio líder do PS reconheceu na entrevista que concedeu à TVI na quinta- feira.

Quanto às escolhas de Costa propriamen­te ditas, destaque para a inclusão de cinco independen­tes. Mário Quintanilh­a é a cartada do líder “rosa” no Porto, depois de o fí- sico e professor catedrátic­o, de 69 anos, ter deixado de lecionar no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Em Coimbra, a escolha recaiu sobre Helena Freitas, doutorada em Ecologia, ao passo que a coordenado­ra da Agenda para a Década e ex- secretár i a de Estado Maria Manuel Leitão Marques foi indicada para liderar a lista de Viseu. Manuel Caldeira Cabral, outro docente universitá­rio que integrou o grupo que desenhou o cenário macroeconó­mico para o PS, será o primeiro candidato em Braga. Tiago Brandão Rodrigues, investigad­or na área da oncologia na Universida­de de Cambridge foi o homem escolhido para encabeçar a lista de Viana do Castelo.

Costa abriu a reunião da noite de ontem da Comissão Política Nacional a anunciar os 22 nomes e, pelas escolhas, foi notória a aposta na renovação ao nível dos cabeças de lista. Basta a esse propósito notar que dois antigos secretário­s- gerais da JS, José Apolinário e Marga- rida Marques, vão regressar à primeira linha do combate político. Os dois lideraram a estrutura juvenil antes de Seguro e agora avançam, respetivam­ente, por Faro e Leiria.

Por outro lado, Costa escolheu outro líder da JS ( posterior a Seguro) para Aveiro. Pedro Nuno Santos, presidente daquela federação distrital será cabeça de lista, enquanto outras personalid­ades que apoiaram Costa desde o início da disputa interna, como Ana Catarina Mendes e Carlos César, são os primeiros candidatos em Setúbal e nos Açores.

Nas escolhas de Costa, nota ainda para Pedro Nuno do Carmo, o único segurista recuperado pelo líder do PS e que vai a jogo como primeiro nome em Beja – ele que também é presidente da Federação do Baixo Alentejo.

António Costa, esse, como seria expectável, será o primeiro nome socialista no conjunto de candidatos por Lisboa, enquanto o seu diretor de campanha, Ascenso Simões, será candidato pelo círculo eleitoral de Vila Real.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal