Diário de Notícias

Rui Rio jantou com Passos Coelho e avança antes das legislativ­as

Acordo entre o líder do PSD e o ex- autarca do Porto foi fechado num jantar realizado no Porto no dia 17 de junho, em que o primeiro- ministro deu luz verde a Rio

- OCTÁVIO LOUSADA OLIVEIRA e RUIPEDRO ANTUNES

Rui Rio vai avançar para Belém antes das legislativ­as e com o apoio de Pedro Passos Coelho. O DN apurou junto de fontes sociais- democratas que o acordo entre o ex- autarca e o líder do PSD foi fechado num jantar realizado no Porto, no dia 17 de junho.

Nesse encontro – em que Passos terá dado luz verde a Rio para avançar – ambos terão combinado gerir a pasta com discrição para não perturbar a campanha para as legislativ­as. Na sequência do jantar, Rio e Passos chegaram mesmo ligeiramen­te atrasados a um debate de apresentaç­ão do livro de Paulo Rangel, Jesus e a Política, onde ambos marcaram presença.

Rio já decidiu que avançava, só não decidiu quando. O DN sabe que será antes das legislativ­as, com hipótese de ser no final deste mês, embora ainda não esteja finalizada a data do anúncio. Questionad­o pelo DN, sobre se avançaria até ao fim do mês ou se tinha recebido o apoio de Passos Coelho, o ex- autarca do Porto foi evasivo, dizendo apenas: “Quando houver alguma coisa de real e verdadeiro sobre matérias que tenham a ver comigo, serei, segurament­e, eu a referir.” E complement­ou: “Uma vez que não o fiz, o que tem sido noticiado insere- se claramente no domínio da especulaçã­o.”

Passos Coelho ( tal como a direção do PSD) não vai assumir, para já, este apoio publicamen­te. Se o primeiro- ministro divulgasse o apoio a Rio nesta altura, iria criar divisões nas estruturas ( onde Marcelo Rebelo de Sousa coleciona apoiantes) e a união nas bases é precisa num momento em que a pré- campanha tem de arrancar por todo o país.

Porém, o encontro entre os dois era necessário para que a máquina de Rio pudesse começar a trabalhar e – embora as negociaçõe­s se vão fazendo num círculo restrito – o ex- autarca já começou a contactar alguns dos notáveis do partido.

Francisco Pinto Balsemão – cada vez mais próximo de Passos Coe - lho – deu recentemen­te um apoio claro à candidatur­a de Rio. O militante número um do PSD revelou que “de todos os hipotético­s candidatos que se fala, a eventual candidatur­a de Rui Rio é a que mais me entusiasma e a que mais confiança me merece”. E deu a entender que o tempo está a esgotar- se: “Os prazos vão encurtando e o cavalo do poder raramente passa mais do que uma vez à porta.”

O apoio de Passos a Rio – embora este tenha sido um dos seus maiores críticos – não é completame­nte surpreende­nte. Desde o congresso de fevereiro de 2014 que Passos Coelho tinha deixado claro que não queria Marcelo como candidato presidenci­al.

Na moção estratégic­a que levou ao órgão máximo do partido começou logo a pôr um travão nas intenções do ex- líder do PSD, ao definir um perfil específico do candidato presidenci­al ideal.

O líder do PSD disse então que o Presidente não deve ser um “protagonis­ta catalisado­r de qualquer conjunto de contrapode­res ou num catavento de opiniões erráticas em função da mera mediatizaç­ão gerada em torno do fenómeno político”. E mais: “Não deve buscar a popularida­de fácil.” Até Marcelo admitiu que era o alvo destas palavras.

Passos consegue assim vencer em vários tabuleiros. Afasta Marcelo, de quem não gosta, e ainda inviabiliz­a a candidatur­a de Rui Rio ao partido. O ex- presidente da Câmara do Porto sempre foi apontado como o principal candidato à sua sucessão ou até mesmo a desafiar a sua liderança. Rio enfrenta alguma resistênci­a de notáveis a sul que já se compromete­ram com Marcelo – que poderá avançar, mesmo contra Rui Rio.

Homens próximos de Rio vincam que julho continua a ser o mês mais indicado para Rio avançar, uma vez que após as legislativ­as estaria muito condiciona­do pelo resultado que PSD e CDS obtenham nas urnas. O anúncio de Rio será certamente antes da fase final da campanha, mas o ex- autarca tentará ao máximo não se envolver na batalha partidária, que vai aquecer em setembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal