Diário de Notícias

Falha mecânica na origem do acidente de Harrison Ford

A queda da avioneta pilotada pelo ator, de uma altura de 335 metros, em março deste ano, deveu- se a uma falha do motor

-

Disse ter tido uma relação com o ex- jogador quando era ama dos seus fihos. Depois do escândalo, ganhou milhões ao participar em programas de televisão.

RELATÓRIO Falhas mecânicas. Foi esta a conclusão de uma equipa de investigaç­ão ao acidente de aviação com Harrison Ford, ocorrido em março deste ano. O relatório divulgado agora refere que vários desajustes no carburador do aparelho provocaram a perda de potência do motor, levando o mesmo a despenhar- se de uma altura de 335 metros num campo de golfe em Santa Monica, na Califórnia.

O documento com as conclusões foi divulgado no site National Transporta­tion Safety Board ( NTSB) e refere ainda que o ator de filmes como Indiana Jones e Star Wars tinha passado nos exames médicos regulament­ares em maio do ano passado e que a sua licença dava permissão para pilotar diferentes modelos de avionetas, bem como helicópter­os.

Recorde- se que, depois de ter detetado o problema na avioneta, minutos depois da descolagem, o ator norte- americano pediu à torre de controlo para aterrar, mas percebeu rapidament­e que não iria conseguir fazê- lo na pista. Harrison Ford acabou por se ver obrigado a forçar a aterragem do Ryan Aeronautic­al ST- 3KR, de 1942, num campo de golfe, depois de ter batido contra uma árvore, e sofreu ferimentos que, apesar de ligeiros, o deixaram vários dias internado no hospital.

O relatório da NTSB acrescenta também que o ator de 73 anos, com 5200 horas de voo de experiênci­a, não teve qualquer culpa no acidente. “[ Ford] afirmou que não tentou uma reiniciali­zação do motor, mas manteve uma velocidade de 137 quilómetro­s por hora e iniciou uma volta à esquerda para regressar ao aeroporto. No entanto, durante a aproximaçã­o, percebeu que o avião não conseguiri­a chegar à pista”, disse um investigad­or. “O piloto não se lembrava de mais nada sobre a sequência do acidente. Posteriorm­ente, o avião atingiu o topo de uma árvore que tinha cerca de 20 metros de altura”, acrescento­u.

Aquando do acidente, Harrison Ford sofreu várias escoriaçõe­s na cabeça e foi encontrado a sangrar, tendo sido socorrido por dois médicos que, por acaso, estavam no campo de golfe Penmar, em Venice, Califórnia, nos Estados Unidos, quando o avião de dois lugares se despenhou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal