Diário de Notícias

Tyra, Heidi, Elle: a vida depois da passerelle passa na TV

Concursos, reality shows e até desenhos animados. A televisão tem sido uma segunda casa para várias ex top models

- MÁRCIA GURGEL

Por mais mediática e talentosa que seja, a carreira de uma manequim na indústria da moda não dura para sempre. Grande parte das top models despedem- se das passerelle­s ainda antes de completare­m 40 anos, como aconteceu recentemen­te com a brasileira Gisele Bündchen, que, aos 35 anos, anunciou que não ia voltar a desfilar. Mas, se a beleza e o carisma podem já não ser suficiente­s para as exigências de uma vida no mundo da alta- costura, há profission­ais que fizeram carreira nesta indústr i a que encontram uma nova vida no pequeno ecrã.

Tyra Banks é talvez o caso mais proeminent­e. Aos 41 anos, é uma das apresentad­oras mais famosas do planeta. O seu percurso no pequeno ecrã iniciou- se em 2003 e, dois anos depois, decidiu que estava na altura de se despedir da moda. Mas não totalmente, já que Tyra não só criou como é também a apresentad­ora do formato televisivo America’s Next Top Model, que, tal como o nome indica, procura encontrar a nova top model dos Estados Unidos.

Agora, ao final de 22 temporadas e depois de ter sido exportado para vários países, o formato está a chegar ao fim. “Em breve deveremos chegar ao fim da linha”, revelou a apresentad­ora há poucos dias. A afirmação não dá certezas absolutas, mas Tyra foi assertiva quanto à sua vontade de “acabar em grande”. “Os programas têm o seu tempo de vida. É melhor sermos nós a afastar- nos de uma coisa do que ser essa coisa a afastar- se de nós. Foi assim que fiz com a moda. Na altura pensei: ‘ Não sei quantos mais anos é que me restam, por isso vou sair em grande’”, explicou.

Durante 22 temporadas, a ex- manequim conseguiu aliar duas das suas grandes paixões: moda e televisão. E criou um verdadeiro império em torno de um programa que mostra os bastidores daquele que já foi e, de certa forma, ainda continua a ser o seu mundo. Exibido em Portugal na SIC Mulher, America’s Next Top Model mostra o lado glamoroso do mundo da moda, mas também os sacrifício­s e abdicações que as ainda aspirantes a manequins têm de fazer em prol de uma f utura carreira. E a verdade é que o programa tornou- se um fenómeno de audiências e ainda continua a sê- lo, mesmo tendo- se estreado há já 12 anos.

É já no próximo mês que Tyra se prepara para agarrar o seu novo desafio profission­al, também na televisão. A apresentad­ora vai regressar ao daytime com o talk show FABLife, que será exibido no canal ABC. Em 2005, a ex- manequim já tinha sido a anfitriã do programa The Tyra Banks Show, que esteve no ar durante cinco anos.

Na mesma senda de Tyra, também Heidi Klum tem dado cartas no pequeno ecrã. À semelhança da antiga colega de profissão, a ex- manequim alemã, de 42 anos, juntou moda e televisão. É a anfitriã de Project Runway, programa no qual aspirantes a estilistas competem entre si. Além disso, é também a apresentad­ora de Germany’s Next Top Model, a versão alemã do programa criado por Tyra Banks.

O percurso televisivo de Heidi Klum também tem passado pela representa­ção. Já participou em séries de sucesso mundial como CSI: Miami, O Sexo e a Cidade e Donas de Casa Desesperad­as ou ainda no filme O Diabo Veste Prada, de David Frankel.

Também Elle MacPherson, de 51 anos, tem conseguido vingar no mundo da televisão graças a pequenos papéis que tem tido em vários formatos de ficção. Aquela que ainda hoje é conhecida como “O Corpo” j á participou nas séries Friends e The Beautiful Life. Além disso foi a apresentad­ora de Britain’s Next Top Model, mais uma Tyra Banks anunciou recentemen­te que o programa que criou e que apresenta, America’s Next Top Model, vai terminar ao fim de 22 temporadas, mas a ex top model vai continuar a dar cartas na televisão com um programa de daytime. Também Heidi Klum se virou para o pequeno ecrã com Project Runway quando deixou as passerelle­s, assim como Elle MacPherson participou em séries, como Friends, e ainda no grande ecrã das várias versões do programa criado por Tyra Banks.

A mais recente estrela do mundo da moda a juntar- se a esta tendência é Cindy Crawford. Considerad­a uma das melhores manequins de sempre, Cindy prepara- se para produzir uma série de televisão que vai mostrar os bastidores do mundo da moda na década de 80. O formato criado pela ex top model, de 49 anos, vai chamar- se Icon e será exibido no canal NBC. A trama vai centrar- se na guerra entre a agência de moda norte- americana Ford e a francesa Elite.

E, claro, fora desta lista não poderia f i car Naomi Campbell. A manequim é uma das produtoras executivas de The Face, um reality show que se propõe encontrar um novo rosto para uma marca de

Quando as

não lhes servem, elas chegam para a TV

maquilhage­m. O formato é apresentad­o pelo f otógrafo Nigel Barker – que já foi jurado em America’s Next Top Model – e, nele, as concorrent­es são divididas em três equipas, cada uma delas comandada por profission­ais deste universo. Entre os quais se conta a mediática Campbell.

E, quando um reality show não é um programa à medida de uma top model conhecida em todo o mundo, é sempre possível criar uma série de desenhos animados. Foi o que fez Gisele Bündchen mesmo antes de se retirar das passerelle­s: transformo­u- se, em 2010 e 2011, numa personagem em Gisele & the Green Team, numa série exibida apenas na internet e cujo objetivo foi apoiar e alertar os mais e os menos jovens para causas ecológicas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal