Diário de Notícias

A SUPERTAÇA QUE VAI OPOR A CRIATURA AO SEU CRIADOR, SEGUNDO JESUS

Jorge Jesus, o protagonis­ta do primeiro duelo da época, elogiou os ex- jogadores e até Rui Vitória... por manter as suas ideias

- SÉRGIO PIRES

Como se não bastasse a importânci­a de um dérbi e a disputa pelo primeiro troféu da temporada, o Benfica- Sporting de hoje tem como atrativo adicional um protagonis­ta incontorná­vel: Jorge Jesus.

Não há como fugir ao nome do treinador que neste defeso foi personagem principal de um dos maiores golpes de teatro no futebol português, ao trocar o Benfica pelo Sporting depois de se sagrar bicampeão nacional.

Para o bem e para o mal, além dos jogadores no relvado, na 37. ª edição da Supertaça Cândido de Oliveira, hoje, no Estádio do Algarve ( a partir das 20.45, RTP 1), as atenções focam- se em Jesus, ainda mais depois de as suas declaraçõe­s sobre o encontro acicatarem os ânimos e colocarem- no ainda mais na berlinda.

Depois dessas polémicas declaraçõe­s desta semana, em que considerou que o Benfica nada tinha mudado e continuava a jogar com as suas ideias, faltando apenas o cérebro ( ele próprio), Jesus tentou aliviar o impacto que as suas palavras tiveram e ontem, na conferênci­a de imprensa de antevisão da partida, deu até os parabéns ao seu sucessor.

“Não fujo ao que disse: dos jogos que vi, o Benfica continua com o mesmo sistema, com o mesmo modelo de jogo, com as mesmas estratégia­s na bola parada... Só tenho de dar os parabéns ao treinador do Benfica pela inteligênc­ia de ter mantido tudo numa equipa que ganhou tudo nos últimos anos. O que é que isto tem de deselegânc­ia?”, perguntou o treinador leonino, aproveitan­do para elogiar os seus antigos jogadores no Benfica quando abordada a questão sobre se as suas declaraçõe­s funcionari­am como motivação do outro lado da barricada: “Os meus antigos joga- dores têm muita categoria, muita experiênci­a, as minhas palavras para eles valem zero! Conheço- os como a palma da minha mão. Eles estão noutro patamar...”

Jesus falou mais sobre o Benfica do que sobre o Sporting e chegou a gozar com o facto de as perguntas tomarem quase todas o mesmo sentido. “Perguntem isso ao Rui Vitória...”, “Eu estou aqui para falar sobre o Sporting...”, respondeu, antes de reconhecer que este primeiro jogo a sério como técnico dos leões é especial por ser uma final. “Felizmente, nos últimos seis anos estive em muitas finais...”, recordou.

Ou seja, mesmo sem querer, Jesus volta aos seis anos que passou no Benfica recorrente­mente, pelo que, neste reencontro entre o criador e a sua criação, ele assume inevitavel­mente o papel de grande protagonis­ta. De tal forma que o treinador do Sporting foi também o tema central da conferênci­a de imprensa de Rui Vitória, que tentou a todo o custo evitar uma resposta direta às palavras do seu antecessor no comando técnico do Benfica. Acabou por ceder à insistênci­a.

“Quem me conhece sabe a minha forma de trabalhar, sabe que sou respeitado­r para com toda a gente no futebol, sobretudo com o meu grupo de trabalho, e que respeito o meu passado. Respondo e falo com quem quero, quando quero e quando a minha cabeça decide. Este jogo é uma final e é um Benfica- Sporting que está em causa. Isso passa por cima de qualquer individual­idade. Quem está à espera de algum outro tipo de resposta, pode abandonar a sala...”, afirmou Rui Vitória, desvaloriz­ando os resultados da pré- época para focar- se na “noção de responsabi­lidade” e “ambição de vencer” dos seus jogadores.

Por sua vez, o presidente encarnado aproveitou ontem a inauguraçã­o da Casa do Benfica em Quarteira para salientar que, independen­temente de quem está no comando técnico, “a ambição e vontade de vencer são iguais a anos anteriores”.

“Uma vitória na Supertaça não é o fim do caminho, mas o arranque de uma temporada que será muito difícil”, afirmou Luís Filipe Vieira, acrescenta­ndo que “a Supertaça é para ganhar, jogue quem jogar”. Teo, Bryan e Mitroglou são opções E das palavras de ambos os treinadore­s já se percebe quem poderá ou não jogar hoje. Luisão estará já recuperado, mas permanece a dúvida sobre o seu companheir­o no eixo da defesa encarnada, já que até ao início da partida Jardel será reavaliado.

Nos 22 convocados de Rui Vitória para o jogo de hoje a grande novidade é Mitroglou. “Se está aqui é porque tem condições para jogar”, declarou o técnico encarnado sobre o avançado grego contratado pelo Benfica esta semana. Ainda assim, Vitória não quis esclarecer se fará muitas alterações em relação à equipa que foi derrotada pelo Monterrey, na Eusébio Cup, há uma semana, naquele que foi o último encontro de preparação.

Jesus foi mais claro e apesar de ter convocado os recentes reforços para o meio- campo, Aquilani e Bruno Paulista ( Ciani ficou de fora), admitiu que ambos os médios “ainda não estão em condições de dar o seu melhor contributo”. Ao contrário de Teo Gutiérrez e Bryan Ruiz, sobre quem diz estar satisfeito com o trabalho realizado, afirmando que serão opção para o jogo.

Uma decisão há muito aguardada e que leva mais de 30 mil adeptos a lotarem o Estádio do Algarve num jogo considerad­o de alto risco, com meio milhar de polícias a garantirem a segurança.

 ??  ?? Rui Vitória e Jorge Jesus apareceram sorridente­s e confiantes no lançamento da Supertaça que opõe Benfica e Sporting, esta noite, no Algarve. É o primeiro reencontro entre a equipa encarnada e o técnico que lhe deu o bicampeona­to
Rui Vitória e Jorge Jesus apareceram sorridente­s e confiantes no lançamento da Supertaça que opõe Benfica e Sporting, esta noite, no Algarve. É o primeiro reencontro entre a equipa encarnada e o técnico que lhe deu o bicampeona­to
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal