Diário de Notícias

Trump recusa desculpar- se e defende relação com as mulheres

O magnata está sob fogo depois de um comentário so - bre a apresentad­ora Megyn Kelly, uma das moderadora­s do debate dos republican­os

- H. T.

EUA “Tenho uma relação maravilhos­a com as mulheres nos negócios. São excelentes executivas. São matadoras. São fenomenais”, garantiu Donald Trump no programa This Week da ABC. O magnata, que lidera todas as sondagens na corrida à nomeação republican­a para as presidenci­ais de 2016 nos EUA, foi ontem à televisão para tentar acalmar a última onda de indignação causada pelos seus comentário­s sobre Megyn Kelly, a apresentad­ora da Fox News que foi uma das moderadora­s do debate de quinta- feira entre os candidatos republican­os.

Durante o debate, Kelly fez perguntas difíceis a Trump que, no dia seguinte na CNN, afirmou: “Podia ver- se que ela tinha sangue a sair- lhe dos olhos. Sangue a sair- lhe de... onde quer que fosse.” O comentário já lhe valeu ser expulso de um encontro com ativistas conservado­res e ser alvo das críticas dos restantes candidatos à nomeação republican­a. A ex- CEO da Hewlett- Packard Carly Fiorina, o governador do Wisconsin Scott Walker, o senador da Carolina do Sul Lindsey Graham e o ex- governador do Texas Rick Perry todos denunciara­m as palavras de Trump como sendo “totalmente desapropri­adas e ofensivas”.

Mas quando lhe perguntara­m se foi longe de mais, o milionário garantiu na ABC: “Não, claro que não.” E acrescento­u que sempre teve “uma excelente relação com as mulheres” e que já contratou “milhares” de mulheres para altos cargos. Trump explicou que a sua referência ao sangue foi mal interpreta­da como uma alusão à menstruaçã­o e a um eventual desequilíb­rio hormonal e sublinhou que o que quisera dizer é que Kelly “estava zangada”.

Trump, que lidera a corrida republican­a com 23% das intenções de voto, numa média das últimas cinco sondagens usada para selecionar os dez ( dos 17) candidatos que iriam participar no debate da Fox News, tem- se destacado pelas declaraçõe­s polémicas. Foi o caso quando acusou os imigrantes mexicanos de serem “criminosos” e “violadores”. As mulheres também têm estado na sua mira. Uma das perguntas que Kelly lhe fez no debate foi por que chamou “porcas gordas” às mulheres. Ao que ele respondeu, tentado brincar, que não se referia “a todas as mulheres, mas sim apenas [ à atriz] Rosie O’Donnell”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal