Diário de Notícias

Quem quer comprar a casa de Enid Blyton?

Chama- se Old Thatch e foi onde a famosa escritora de livros juvenis trabalhou nos livros que antecedera­m os famosos Cinco. Uma casa que Blyton considerav­a “perfeita”

- MARI A J OÃO C A E TA NO

“Uma casa de conto de fadas”. Old Thatch, a propriedad­e do século XVII onde a escritora inglesa Enid Blyton morou entre 1929 e 1938, em Buckingham­shire, está à venda por 1,85 milhões de libras ( 2,6 milhões de euros). Fica nas margens do Tamisa, a cerca de 40 quilómetro­s de Londres, e tem perto de seis mil metros quadrados. Com os seus jardins e telhado de colmo, a casa tem atualmente um ar idílico, mas no século XVIII era uma pousada pouco recomendáv­el, com o nome Rose and Crown, onde o conhecido l adrão Dick Turpin terá f i cado várias vezes i nstalado, refugiando- se ali depois de assaltar as carruagens que viajavam para Londres e Bath. Os cavalos de Turpin ficavam no estábulo que, entretanto, foi transforma­do em cozinha da casa. Há também histórias sobre um tesouro escondido no jardim, que nunca foi encontrado.

Depois disso, a pousada foi melhorada e os jardins tratados. Quando a autora dos livros de Os Cinco a visitou pela primeira vez ficou imediatame­nte encantada com o lugar. Enid Blyton e Hugh Pollock compraram a propriedad­e no verão de 1929. Nos seus diários, publicados com o título The Story of My Life, ela descreveu- a como “uma casa de conto de fadas”: “Entra- se por um engraçado portão com um pequeno telhado e há grandes árvores de fruto e sebes onde os passarinho­s fazem os seus ninhos. As rosas florescem por todo o lado.” Na coluna “Letter to Children”, publicada na revista Teacher's World, a escritora voltou a falar da sua casa, dizendo que era “perfeita, quer no interior quer no exterior” e que ficava “a apenas três minutos do rio”, o que permitia uma série de divertimen­tos nos tempos livres. Muitos dos elementos a que Blyton se refere ainda existem. Na altura, a escritora pediu aos seus pequenos leitores sugestões para o nome da propriedad­e. Surgiram vários: Pixie Cottage, Ding Dong Bell Cottage, Pet Cottage, Fairy Cottage ou Brownie Cottage. Mas a autora optou por manter o nome que ela já tinha.

Esta é a casa onde Enid Blyton morou, durante nove anos, com o seu primeiro marido, Hugh Alexander Pollock, e as suas filhas, Gillian e Imogen, e onde, em 1934,

Enid Blyton na sua rotina de escrita na casa “conto de fadas” criou uma das suas personagen­s mais queridas, o Brer Rabbit. Ela gostava de se sentar no jardim, à sombra, a t rabalhar, com a sua máquina de escrever. Além disso, a escr i t ora deu o nome da propriedad­e, “Old Thatch”, a uma sér i e de l i vros que começou em 1934 com a publicação de The Talking Teapot and Other Tales.

Uma dessas histórias é protagoniz­ada por uma rapariga chamada Gillian, como a sua filha mais velha, e relata as aventuras dela nos terrenos em volta de casa, referindo- se especifica­mente a esta propriedad­e. Foi também enquanto ali morava que Blyton escreveu os seus primeiros romances, Adventures of the Whishing Chair ( 1937) e The Enchanted Wood ( o primeiro título da coleção Faraway Trees, publicado em 1939), que precederam e abriram portas ao período mais bem sucedido da autora – com a publicação Os Cinco, Os Sete e Noddy.

Alguns anos mais tarde, em 1943, Enid Blyton voltou a usar Um dos livros inspirados na casa esta casa como cenário para uma outra história, The Mystery of the Burnt Cottage. Em 1938, quando as suas filhas tinham 7 e 3 anos, Enid Blyton mudou- se para uma outra casa, em Beaconsfie­ld, que se chamava Greed Hedges.

Atualmente, a casa tem quatro quartos, duas casas de banho, três salas, uma cozinha e um est údio em mezzanino e f oi comprada em 1994 por Jacky e David Hawthorne.

Jacky redesenhou os jardins, que são apontados como dos mais bonitos do Reino Unido, tendo sido referidos em várias publicaçõe­s especializ­adas em design e decoração. O casal costumava abrir os jardins de Old Thatch ao público nos feriados nacionais.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal