Diário de Notícias

Le Clos. O anti- Phelps que queria ser como Cristiano Ronaldo

Sul- africano foi o único a bater Michael Phelps numa prova individual nos Jogos de Londres. “Vai ser Ali- Frazier no Rio”, promete

- RUI F R I A S

Chad le Clos tem uma vitória invejável no currículo. O sul- africano é o único homem que pode vanglor i ar- s e de t er ganho a Michael Phelps uma prova de mariposa – disciplina preferida do norte- americano – em Jogos Olímpicos. Foi nos 200 metros de Londres 2012, quando Clos fez uma última piscina de sonho e, após a derradeira viragem, recuperou de terceiro até primeiro para conquistar um inesperado ouro, cinco centésimos à frente de Phelps ( 1: 52.96 minutos contra 1: 53.01).

Se mais não fizesse, o sul- africano já teria o seu lugar na história. Mas Chad le Clos, de 23 anos, que trocou uma carreira de futebolist­a pela natação (“o meu sonho era ser como o Cristiano Ronaldo”, disse nesta semana em Kazan, onde a piscina dos Mundiais está inserida num estádio de futebol), é bem mais do que um herói ocasional. É um dos mais talentosos nadadores da atualidade, dominador quase absoluto da mari- posa nos últimos anos, aproveitan­do a retirada de Phelps após Londres 2012.

Agora que o norte- americano voltou a sério às piscinas e à sua melhor forma ( ver fotolegend­a em cima), a perspetiva de um reencontro entre ambos na piscina olímpica do Rio de Janeiro, no próximo ano, já vai entusiasma­ndo. E pelo que se tem visto ( e ouvido) de parte a parte, a coisa promete mesmo. Outrora amigos que acordaram até mergulhar juntos para ver os tubarões em águas sul- africanas, a relação entre le Clos e o seu ídolo de início de carreira esfriou nos últimos tempos e entrou mesmo em modo de trash- talk, com provocaçõe­s de um lado e de outro.

Primeiro, porque Phelps sugeriu, no seu regresso às piscinas, que os tempos nas provas de mariposa pouco ou nada tinham evoluído nos últimos anos, desde que ele deixara a competição. Depois, porque Chad le Clos resolveu apimentar a discussão nesta semana, em plenos Mundiais de Kazan ( Rússia), nos quais o norte- americano esteve ausente por castigo, devido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal