Diário de Notícias

SPORTING GANHA. JESUS DIZ QUE “BENFICA TEVE MEDO”. RUI VITÓRIA ADMITE: “TIVEMOS RECEIO”

Golo de ressalto definiu justo vencedor no primeiro embate entre Benfica e Sporting Bancada dividida entre festejos e protestos numa Supertaça com lotação esgotada

- RUI FR I A S

O vício português do “politicame­nte correto” bem tentou negar as evidências e a RTP até acabou por ceder aos protestos e retirar do ar uma promoção que centrava em Jorge Jesus o foco principal desta Supertaça que o Sporting ontem conquistou, no primeiro jogo oficial com J. J. no banco, frente ao rival ao qual “roubou” o treinador.

Mas não houve como disfarçar o inevitável. Antes, durante e depois, esta Supertaça teve um só protagonis­ta. Jorge Jesus, o treinador que agitou o verão do futebol português, deitou os foguetes, fez a festa e apanhou as canas. Depois de ter apontado a Rui Vitória a falta de ideias novas na Luz (“as ideias são t odas minhas”) no l ançamento do jogo, ontem não teve papas na língua para dizer que “o Benfica teve medo do Sporting”.

Jesus saiu, portanto, como o grande vencedor deste duelo que opôs o criador ( ele próprio) à criatura ( Benfica) que ele abandonou após lhe dar o títu- lo de bicampeão nacional, em maio passado, para rumar ao outro lado da Segunda Circular.

Um golo solitário de Carrillo no início da segunda parte bastou para dar a J. J. o seu primeiro troféu oficial ao serviço dos leões. Mas a superiorid­ade da equipa leonina sobre o Benfica agora treinado por Rui Vitória foi por demais evidente ao longo de toda a partida e bem mais vincada do que a margem mínima do marcador pode expressar.

Depois de dez títulos conquistad­os em seis temporadas como treinador do Benfica, Jorge Jesus levou o toque de Midas com ele. Ontem, ganhou o seu 11. º troféu no futebol português. E prometeu mais, com a confiança inchada que nunca lhe faltara também do outro lado e que agora parece ainda ter ganho um novo ar. “Nós não prometemos títulos, mas já ganhámos um. O que disse é que todas as competiçõe­s nacionais vão ser disputadas por três clubes. Até aqui era por duas. Por isso é que o presidente do Sporting me foi buscar: para lutar pelos títulos e ganhá- los.” Jorge Jesus, superstar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal