Diário de Notícias

Bispo espera que os políticos mostrem “que têm classe”

António Marto apela aos candidatos que não se deixem cair no “populismo demagógico e fait divers”. Aos cidadãos pede que votem

- A L E X A NDRA S E R ÔDI O

O bispo da Diocese de Leiria- Fátima manifestou ontem o desejo de que a classe política portuguesa “manifeste que verdadeira­mente tem classe, quer dizer, que é capaz de uma política de excelência”.

Falando aos jornalista­s em Fátima, momentos antes da Peregrinaç­ão Internacio­nal de 12 e 13 de Agosto ao Santuário, D. António Marto desafiou os candidatos às legislativ­as de 4 de outubro a não caírem “no populismo demagógico, na distração, no fait divers e nas discussões”.

Isto é, “numa política que fica prisioneir­a da desqualifi­cação do adversário, mas que seja capaz de apresentar projetos e propostas concretas compreensí­veis e acessíveis a todo o povo”, afirmou o prelado, também vice- presidente Bispo de Leiria- Fátima pede à classe política que não se distraia e debata projetos da Conferênci­a Episcopal Portuguesa.

“Vamos viver um período muito importante para o país”, assume o bispo, alertando para a responsabi­lidade dos políticos em esclarecer as populações, para que “o povo possa fazer uma escolha responsáve­l”, disse.

“O nosso povo merece respeito. A nossa classe política quer o respeito do povo, mas o nosso povo também merece o respeito da classe política, adiantou ainda António Marto.

Respondend­o ao desafio dos jornalista­s, para que manifestas­se o seu desejo para as próximas eleições, o bispo da Diocese de Leiria- Fátima lembrou que Portugal “atravessa um momento difícil”, em que “são necessário­s consensos sobre problemas fundamenta­is do país”, quando está em causa “o bem comum”.

Segundo António Marto, os portuguese­s “também de estar consciente­s dos seus direitos e deveres de cidadania”, numa clara alusão ao voto em detrimento da abstenção. “É importante que os portuguese­s se sintam responsáve­is pela escolha que vão fazer”, concluiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal